Estratégias virtuais de ensino-aprendizagem em anatomia humana

Autores

Palavras-chave:

Anatomia humana, Mídias sociais, Tecnologia da informação

Resumo

Introdução: A utilização de Tecnologias Digitais da Informação das Comunicações (TDIC) no ensino da Anatomia Humana é importante por ajudar a potencializar e tornar a aprendizagem mais dinâmica, sendo uma estratégia complementar ao ensino presencial, buscando torná-la significativa. Objetivo: Desenvolver ferramentas didático-pedagógicas baseado nas mídias virtuais para auxiliar o ensino-aprendizagem em Anatomia Humana. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a elaboração de materiais didático-pedagógicos em Anatomia Humana por uso das TDIC. Inicialmente, houve a criação de um canal no YouTube, com o depósito de vídeos de acordo com os sistemas anatômicos apresentando os termos anatômicos de cada estrutura. Em seguida, um perfil no Instagram para o laboratório que envolve as disciplinas foi criado e alimentado semanalmente (pôsteres, vídeos, enquetes), de acordo com os assuntos das disciplinas. Resultados: Foram postados (n=11) vídeos no YouTube e no Instagram foram publicados (n=2) vídeos e (n=12) fotos, sendo evidente a boa aceitação e os resultados positivos obtidos no uso de novas metodologias de auxílio de ensino. Conclusão:  As tecnologias da informação e comunicação são importantes para o processo de ensino-aprendizagem. As mídias virtuais em Anatomia Humana favorecem e potencializam a aprendizagem ativa dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Augusto Morais da Silva, Universidade de Pernambuco

Graduando em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco.

Antônio Roberto Ferreira Filho, Universidade de Pernambuco

Graduando em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina.

Diego Pires Rocha, Universidade de Pernambuco

Professor Assistente da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco.

Iracema Hermes Pires de Mélo Montenegro, Universidade de Pernambuco

Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Doutora em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Patologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

Silva LA. Desenvolvimento de aplicativo como objetivo de aprendizagem: Atlas virtual interativo para o ensino da anatomia cabeça e pescoço direcionado a odontopediatria. 2016. 74 f. Dissertação (Mestrado em Odontopediatria) – Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo, Bauru-SP, 2016. Acesso em: 5 nov. 2019. Disponível em: https://doi.or/10.11606/D.25.2016.tde-05092016-145612

Santos Neto E; Franco ES. Os professores e os desafios pedagógicos diante das novas gerações: considerações sobre o presente e o futuro. Rev de Educ. do COGEiME, Belo Horizonte, v. 19, n. 36, p. 9-25, jan-jun 2010. Acesso em: 15 nov. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v22n83/a02v2 2n83.pdf

Wanderley TPSP et.al. Docência em saúde: tempo de novas tecnologias da informação e comunicação. Revista Eletrônica de Comunicação Informação e Inovação em Saúde. Rio de Janeiro, v. 12, n. 4, p. 501-488, 21 dez. 2018. Acesso em: 13 nov. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.29397/reciis.v12i4.1522

Borochovicius E ; Tortilla JCB. Aprendizagem baseada em problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 22, n. 83, p. 263-294, abr/jun. 2014. Acesso em: 14 nov 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000200002

Schlemmer E. Laboratórios digitais virtuais em 3D: Anatomia Humana em Metaverso, uma Proposta em Immersive Learning. Revista E-curriculum. São Paulo, v. 12, n. 3, p. 2119-2157, out/dez. 2014. Acesso em: 10 out 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/21681/15955

Silva DML; Carreiro FA; mello R. Tecnologias educacionais na assistência de enfermagem em educação em saúde: revisão integrativa. Rev. de Enferm UFPE on line. Recife, v. 11(Suppl2), p. 1044-51, fev. 2017. Acesso em: 13 nov. 2019. Dói: https://doi.org/10.5205/1981-8963- v11i2a13475p1044-1051-2017

Gadelha MMT et al. Tecnologias educativas no processo formativo: Discurso dos acadêmicos de enfermagem. Rev. de Enferm UFPE on line. Recife, v. 13, n. 1, p. 155-61, jan.2019. Acesso em: 12 out 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v13i01a234817p155-161-2019

Mitre SM et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais Ciênc. saúde coletiva. Rio de janeiro. v. 13, dez. 2008. Acesso em: 13 out 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000900018

Antunes FR et al. Motivação de alunos da área da saúde em disciplinas totalmente a distância: influência socioeconômica. Revista Cogitare Enferm. Curitiba, v. 24, 29 ago. 2019. Acesso em: 23 out 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.60243

Dias E; Pinto FCF. A Educação e a Covid-19. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. , Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, pág. 545-554, setembro de 2020. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362020000300545&lng=en&nrm=iso>. acesso em 13 de abril de 2021. Epub 06 de julho de 2020. https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002801080001

Gomes LF. EAD no Brasil: desafios e desafios. Avaliação (Campinas) , Sorocaba, v. 18, n. 1, pág. 13-22, março de 2013. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772013000100002&lng=en&nrm=iso>. acesso em 18 de abril de 2021. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772013000100002

AL-Balas M et al. Distance learning in clinical medical education amid COVID-19 pandemic in Jordan: Current situation, challenges, and perspectives. BMC Medical Education, [S. l.], v. 20, n. 1, 2020. DOI: 10.1186/s12909-020-02257-4. Disponível em: /pmc/articles/PMC7530879/. Acesso em: 16 abr. 2021

Massaro G; Mantovani AM; Rodrigues MS. Aplicações educacionais em 3D para os processos de ensino e aprendizagem da área de anatomia no Second Life. Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, v. 9, n. 2, P. dez. 2011. Acesso em: 29 out 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.25127

Montenegro IHPM; Rocha DP (org.). Anatomia humana: atlas didático fotográfico da UPE Campus Petrolina. 2. ed. Petrolina: editora, 2019. 201 p.

Silva RM da; Silva KGA da; Rocha DP; Montenegro IHPM. Sala virtual em anatomia humana como estratégia facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem. [online]. Editor responsável: Luiz Roberto de Oliveira. Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 69-83, ago/dez. 2018. Acesso em: 29 out 2019. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/resdite/index

Schlenz MA; Schmidt A; Wöstmann B; krämer N; Schulz-Weidner N. Students’ and lecturers’ perspective on the implementation of online learning in dental education due to SARS-CoV-2 (COVID-19): A cross-sectional study. BMC Medical Education, [S. l.], v. 20, n. 1, 2020. DOI: 10.1186/s12909-020-02266-3. Disponível em: /pmc/articles/PMC7545382/. Acesso em: 16 abr. 2021

Jowsey T; Foster G; Cooper-Ioelu P; Jacobs S. Blended learning via distance in pre-registration nursing education: A scoping reviewNurse Education in PracticeElsevier Ltd, , 2020. DOI: 10.1016/j.nepr.2020.102775. Disponível em: /pmc/articles/PMC7195119/. Acesso em: 16 abr. 2021

Camargo CP; Tempski PZ; Busnardo FF; Martins M de A; Gemperli R. Online learning and COVID-19: a meta-synthesis analysis. Clinics (Sao Paulo, Brazil), [S. l.], v. 75, p. e2286, 2020. DOI: 10.6061/clinics/2020/e2286. Disponível em: /pmc/articles/PMC7605278/. Acesso em: 16 abr. 2021

Doherty D; Dromey M; Lougheed J; Hannigan A; Last J; Mcgrath D. Barriers and solutions to online learning in medical education – an integrative review. BMC Medical Education, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 130, 2018. DOI: 10.1186/s12909-018-1240-0. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-018-1240-0. Acesso em: 16 abr. 2021

Tenório TLMA, Tenório A. A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância. EaD em FOCO. v. 5, n. 3, 15 dez. 2015. Acesso em: 01 dez 2019. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v5i3.274

Moraes AIS; Parro MC. Construção de um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de osteologia humana voltada a graduandos de enfermagem. Revista CuidArte Enfermagem. São Paulo. v. 13, n. 1, p.50-54, jan/ jun. 2019. Acesso em: 23 nov 2019 Disponível em: http://unifipa.com.br/site/documentos/revistas/enfermagem/enf_2019_vol13_n1.pdf

Downloads

Publicado

2022-04-09