Estratégias virtuais de ensino-aprendizagem em anatomia humana

Autores/as

Palabras clave:

Anatomia humana, Mídias sociais, Tecnologia da informação

Resumen

Introdução: A utilização de Tecnologias Digitais da Informação das Comunicações (TDIC) no ensino da Anatomia Humana é importante por ajudar a potencializar e tornar a aprendizagem mais dinâmica, sendo uma estratégia complementar ao ensino presencial, buscando torná-la significativa. Objetivo: Desenvolver ferramentas didático-pedagógicas baseado nas mídias virtuais para auxiliar o ensino-aprendizagem em Anatomia Humana. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a elaboração de materiais didático-pedagógicos em Anatomia Humana por uso das TDIC. Inicialmente, houve a criação de um canal no YouTube, com o depósito de vídeos de acordo com os sistemas anatômicos apresentando os termos anatômicos de cada estrutura. Em seguida, um perfil no Instagram para o laboratório que envolve as disciplinas foi criado e alimentado semanalmente (pôsteres, vídeos, enquetes), de acordo com os assuntos das disciplinas. Resultados: Foram postados (n=11) vídeos no YouTube e no Instagram foram publicados (n=2) vídeos e (n=12) fotos, sendo evidente a boa aceitação e os resultados positivos obtidos no uso de novas metodologias de auxílio de ensino. Conclusão:  As tecnologias da informação e comunicação são importantes para o processo de ensino-aprendizagem. As mídias virtuais em Anatomia Humana favorecem e potencializam a aprendizagem ativa dos discentes.

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Biografía del autor/a

Vinicius Augusto Morais da Silva, Universidade de Pernambuco

Graduando em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco.

Antônio Roberto Ferreira Filho, Universidade de Pernambuco

Graduando em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina.

Diego Pires Rocha, Universidade de Pernambuco

Professor Assistente da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco.

Iracema Hermes Pires de Mélo Montenegro, Universidade de Pernambuco

Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Doutora em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Patologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2022-04-09