Experiência com Metodologia Ativa Digital – Sistemática Aluno-Docente para Educação Interativa

Autores

Palavras-chave:

Educação em saúde, Educação médica, Teleducação interativa, Teleducação, eLearning

Resumo

Introdução: A transformação digital vem promovendo mudanças na educação, acelerando e ampliando o EaD.  Devido às necessidades de formar profissionais com características para o cenário contemporâneo, é preciso desenvolver novos recursos e dinâmicas que possam potencializar a educação, tornando-a mais interativa, estimular diversas habilidades e estar em sincronia com as diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC) para graduação em Medicina (2014). Objetivo: idealizar, estruturar e aplicar uma dinâmica educacional interativa que integre aprendizagem baseada em projeto e em equipe com aprendizagem significativa apoiada por plataforma educacional Moodle ampliada. Método: Organização da sistemática Aluno-Docente com aplicação de três recursos baseados em plataforma educacional para estímulo a perguntas, realização de Design Thinking, estímulo à pesquisa e trabalho em equipe. Organização de estudantes em grupos temáticos específicos para trabalhos por metas com elaboração de sínteses e questões de provas. Aplicação da sistemática em disciplina obrigatória de Telemedicina. Resultados: Foi desenvolvida e aplicada a sistemática em duas turmas de graduação do 6º período de medicina, envolvendo um docente e um Designer de aprendizagem. Foi aplicada uma enquete para avaliar a percepção individual, que mostrou que 92,68% dos alunos avaliaram a dinâmica como Boa e Excelente. Conclusão: Foi possível estruturar e aplicar uma sistemática educacional interativa incluindo dinâmica de Design Thinking, integrado a plataforma educacional Moodle com bom indicador de satisfação dos alunos e de fácil implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Lie Chao, Universidade de São Paulo e União das Faculdades de Grandes Lagos

Especialista em Direção de Arte em Comunicação pelo Centro Universitário Belas Artes. Pós-graduanda lato sensu em Design Instrucional pelo Centro Universitário Senac. Atua como designer instrucional, designer educacional / designer de comunicação educacional para o planejamento, aplicação de metodologia educacional e gestão de plataformas educacionais interativas e objetos educacionais de aprendizagem.

Gabriel Antonio Roberto, União das Faculdades de Grandes Lagos

Graduando de Medicina pela União das Faculdades de Grandes Lagos.

Cleto Winch Janeiro, União das Faculdades de Grandes Lagos

Graduando de Medicina pela União das Faculdades de Grandes Lagos.

Caio Caetano de Queiroz, União das Faculdades de Grandes Lagos

Graduando de Medicina pela União das Faculdades de Grandes Lagos.

Lung Wen Chao, Universidade de São Paulo / União das Faculdades de Grandes Lagos

Professor da Universidade de São Paulo, chefe da disciplina de Telemedicina da FMUSP e Líder do Grupo de Pesquisa USP de Telemedicina, Tecnologias Educacionais Interativas e eHealth no CNPq/MCTIC. Responsável por desenvolvimento e avaliação Projetos de Telemedicina, Telehomecare, Casas Inteligentes e eCare. Membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde do Conselho Federal de Medicina (CFM). Orientador pelos programas de Pós-Graduação de Patologia e Fisiopatologia Experimental do Departamento de Patologia da FMUSP. Coordenador dos Projetos: Homem Virtual, Jovem Doutor e Pró-Inovalabs (laboratórios de inovação em educação). Consultor em Educação Interativa 4.0 Metacognitiva e Laboratórios de Inovação para Cursos de Graduação de Medicina.

Referências

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. PNAD Contínua TIC 2019: internet chega a 82,7% dos domicílios do país. Site: Agência de Notícias do IBGE . Disponível em: < https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/30521-pnad-continua-tic-2019-internet-chega-a-82-7-dos-domicilios-do-pais > Acesso em: 18 out 2021.

Lemos, A.; Lévy, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

Seemiller C, Grace M. Generation Z: Educating and Engaging the Next Generation of Students. About Campus. 2017;22(3):21-26. doi:10.1002/abc.21293

Chao L. W. Homem Virtual (Ser HUMANO VIRTUAL 3D): a integração da computação gráfica, impressão 3D e realidade virtual para aprendizado de anatomia, fisiologia e fisiopatologia. Rev. Grad. U. S. P., 1(1):7-16, 2016.

Gazzoni M. Editoras apostam em ‘Netflix’ didático. Estadão [internet]. 2016 Jan 24 [Cited 2021 Out 10]. Economia: [about 3 screens]. Disponível em: < https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,editoras-apostam-em-netflix-didatico,1825046 > Acesso em: 19 out 2021

Gazzoni M. A corrida das empresas pela sala de aula do futuro. Estadão [internet]. 2016 Jan 24 [Cited 2021 Out 10]. Economia: [about 3 screens]. Disponível em: < https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,a-corrida-das-empresas-pela-sala-de-aula-do-futuro-,1825044 > Acesso em: 19 out 2021

Diesel, A., Santos Baldez, A. L., & Neumann Martins, S. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, 14(1), 268-288, 2017.

Palhares I. Cresce procura por novos modelos de ensino superior. Estadão [internet]. 2015 Aug 9 [Cited 2021 Out 10]. Educação: [about 3 screens]. Disponível em: <https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,cresce-procura-por-novos-modelos-de-ensino-superior,1740987> Acesso em: 19 out 2021

Ministério Da Educação Conselho Nacional De Educação Câmara De Educação Superior. Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?

option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192 > Acesso em: 23 set 2021.

Chao L. W.; Chao M. L. Aplicação Modelo de Educação Interativa Metacognitiva (ABPSP) por meio da Plataforma Inovalab MedUSP. In: Anais do 3o Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo [Internet]; 2017 Jul 4-6; São Paulo, SP. São Paulo: Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo; 2017[cited 2021 Out 10]. [Trabalho p. 54-55]. Disponível em: < http://www.prg.usp.br/wp-content/uploads/anais_congresso_graduacao_usp2017_prefinal_03.pdf > Acesso em: 19 out 2021

Meireles M.; Fernandes C.; Silva L. Novas Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação Médica: Expectativas dos Discentes do Primeiro Ano do Curso de Medicina de uma Instituição de Ensino Superior. Rev. bras. educ. med.[Internet]. 2019 [Cited 2021 out 10]; 43 (2): 67-78. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n2RB20180178 > Acesso em: 19 out 2021

Chao L. W.; Chao M. L. Digital Interactive Education and Educational Resources for Enhancing the Training of Health Professional: 20 Years of Experience in the Discipline of Telemedicine in the Pathology Department at the University of São Paulo Medical School (1997–2017). In: Neto A. P.; Flynn M., editors. The Internet and Health in Brazil - Challenges and Trends. Springer Nature Switzerland AG. 2019; p. 313 – 329.

Ausubel D, Novack JD, & Hanesian H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Ed. Interamericana. 1980.

Chao L. W. et al. MedUSP Digital: plataforma integrada para TBL, Aulas Interativas Presenciais, HistoPato Digital, vídeos 360o associado com serviço de apoio integral aos professores. In: Anais do 3o Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo [Internet]; 2017 Jul 4-6; São Paulo, SP. São Paulo: Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo; 2017[cited 2021 Out 10]. [Trabalho p. 54-55]. Disponível em: < http://www.prg.usp.br/wp-content/uploads/anais_congresso_graduacao_usp2017_prefinal_03.pdf > Acesso em: 19 out 2021

Alonso R. Net Promoter Score (NPS): o que é, como aplicar e estudos de caso. Site: Fundação Instituto de Administração - FIA. Disponível em: < https://fia.com.br/blog/net-promoter-score-nps/ > Acesso em: 18 out 2021.

Fuller, R. B. Critical Path. New York: St. Martin’s Press, 1981.

Molina N.; Victorino F. Lifelong learning: aprender sempre é chave para o profissional do futuro. Estadão [internet]. 2020 Nov 21 [Cited 2021 Out 10]. Economia e Negócios: [about 5 screens]. Disponível em: < https://www.estadao.com.br/infograficos/economia,lifelong-learning-aprender-sempre-e-chave-para-o-profissional-do-futuro,1132808 > Acesso em: 19 out 2021

Mori L. Pensamento crítico e colaboração são mais importantes que fórmulas de matemática na educação do século 21, diz especialista do MIT. Site: BBC News Brasil. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/geral-47474402#:~:text=Pensamento%20cr%C3%ADtico%20e%20colabora%C3%A7%C3%A3o%20s%C3%A3o,do%20MIT%20%2D%20BBC%20News%20Brasil > Acesso em: 18 out 2021.

Chamberlain, P. Knowledge is not everything. Design for Health, Vol. 4, NO. 1, p. 1-3, 13 feb 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/24735132.2020.1731203 .

Downloads

Publicado

2022-06-30