Experiência com Metodologia Ativa Digital – Sistemática Aluno-Docente para Educação Interativa
Parole chiave:
Educação em saúde, Educação médica, Teleducação interativa, Teleducação, eLearningAbstract
Introdução: A transformação digital vem promovendo mudanças na educação, acelerando e ampliando o EaD. Devido às necessidades de formar profissionais com características para o cenário contemporâneo, é preciso desenvolver novos recursos e dinâmicas que possam potencializar a educação, tornando-a mais interativa, estimular diversas habilidades e estar em sincronia com as diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC) para graduação em Medicina (2014). Objetivo: idealizar, estruturar e aplicar uma dinâmica educacional interativa que integre aprendizagem baseada em projeto e em equipe com aprendizagem significativa apoiada por plataforma educacional Moodle ampliada. Método: Organização da sistemática Aluno-Docente com aplicação de três recursos baseados em plataforma educacional para estímulo a perguntas, realização de Design Thinking, estímulo à pesquisa e trabalho em equipe. Organização de estudantes em grupos temáticos específicos para trabalhos por metas com elaboração de sínteses e questões de provas. Aplicação da sistemática em disciplina obrigatória de Telemedicina. Resultados: Foi desenvolvida e aplicada a sistemática em duas turmas de graduação do 6º período de medicina, envolvendo um docente e um Designer de aprendizagem. Foi aplicada uma enquete para avaliar a percepção individual, que mostrou que 92,68% dos alunos avaliaram a dinâmica como Boa e Excelente. Conclusão: Foi possível estruturar e aplicar uma sistemática educacional interativa incluindo dinâmica de Design Thinking, integrado a plataforma educacional Moodle com bom indicador de satisfação dos alunos e de fácil implementação.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. PNAD Contínua TIC 2019: internet chega a 82,7% dos domicílios do país. Site: Agência de Notícias do IBGE . Disponível em: < https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/30521-pnad-continua-tic-2019-internet-chega-a-82-7-dos-domicilios-do-pais > Acesso em: 18 out 2021.
Lemos, A.; Lévy, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
Seemiller C, Grace M. Generation Z: Educating and Engaging the Next Generation of Students. About Campus. 2017;22(3):21-26. doi:10.1002/abc.21293
Chao L. W. Homem Virtual (Ser HUMANO VIRTUAL 3D): a integração da computação gráfica, impressão 3D e realidade virtual para aprendizado de anatomia, fisiologia e fisiopatologia. Rev. Grad. U. S. P., 1(1):7-16, 2016.
Gazzoni M. Editoras apostam em ‘Netflix’ didático. Estadão [internet]. 2016 Jan 24 [Cited 2021 Out 10]. Economia: [about 3 screens]. Disponível em: < https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,editoras-apostam-em-netflix-didatico,1825046 > Acesso em: 19 out 2021
Gazzoni M. A corrida das empresas pela sala de aula do futuro. Estadão [internet]. 2016 Jan 24 [Cited 2021 Out 10]. Economia: [about 3 screens]. Disponível em: < https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,a-corrida-das-empresas-pela-sala-de-aula-do-futuro-,1825044 > Acesso em: 19 out 2021
Diesel, A., Santos Baldez, A. L., & Neumann Martins, S. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, 14(1), 268-288, 2017.
Palhares I. Cresce procura por novos modelos de ensino superior. Estadão [internet]. 2015 Aug 9 [Cited 2021 Out 10]. Educação: [about 3 screens]. Disponível em: <https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,cresce-procura-por-novos-modelos-de-ensino-superior,1740987> Acesso em: 19 out 2021
Ministério Da Educação Conselho Nacional De Educação Câmara De Educação Superior. Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?
option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192 > Acesso em: 23 set 2021.
Chao L. W.; Chao M. L. Aplicação Modelo de Educação Interativa Metacognitiva (ABPSP) por meio da Plataforma Inovalab MedUSP. In: Anais do 3o Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo [Internet]; 2017 Jul 4-6; São Paulo, SP. São Paulo: Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo; 2017[cited 2021 Out 10]. [Trabalho p. 54-55]. Disponível em: < http://www.prg.usp.br/wp-content/uploads/anais_congresso_graduacao_usp2017_prefinal_03.pdf > Acesso em: 19 out 2021
Meireles M.; Fernandes C.; Silva L. Novas Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação Médica: Expectativas dos Discentes do Primeiro Ano do Curso de Medicina de uma Instituição de Ensino Superior. Rev. bras. educ. med.[Internet]. 2019 [Cited 2021 out 10]; 43 (2): 67-78. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n2RB20180178 > Acesso em: 19 out 2021
Chao L. W.; Chao M. L. Digital Interactive Education and Educational Resources for Enhancing the Training of Health Professional: 20 Years of Experience in the Discipline of Telemedicine in the Pathology Department at the University of São Paulo Medical School (1997–2017). In: Neto A. P.; Flynn M., editors. The Internet and Health in Brazil - Challenges and Trends. Springer Nature Switzerland AG. 2019; p. 313 – 329.
Ausubel D, Novack JD, & Hanesian H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Ed. Interamericana. 1980.
Chao L. W. et al. MedUSP Digital: plataforma integrada para TBL, Aulas Interativas Presenciais, HistoPato Digital, vídeos 360o associado com serviço de apoio integral aos professores. In: Anais do 3o Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo [Internet]; 2017 Jul 4-6; São Paulo, SP. São Paulo: Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo; 2017[cited 2021 Out 10]. [Trabalho p. 54-55]. Disponível em: < http://www.prg.usp.br/wp-content/uploads/anais_congresso_graduacao_usp2017_prefinal_03.pdf > Acesso em: 19 out 2021
Alonso R. Net Promoter Score (NPS): o que é, como aplicar e estudos de caso. Site: Fundação Instituto de Administração - FIA. Disponível em: < https://fia.com.br/blog/net-promoter-score-nps/ > Acesso em: 18 out 2021.
Fuller, R. B. Critical Path. New York: St. Martin’s Press, 1981.
Molina N.; Victorino F. Lifelong learning: aprender sempre é chave para o profissional do futuro. Estadão [internet]. 2020 Nov 21 [Cited 2021 Out 10]. Economia e Negócios: [about 5 screens]. Disponível em: < https://www.estadao.com.br/infograficos/economia,lifelong-learning-aprender-sempre-e-chave-para-o-profissional-do-futuro,1132808 > Acesso em: 19 out 2021
Mori L. Pensamento crítico e colaboração são mais importantes que fórmulas de matemática na educação do século 21, diz especialista do MIT. Site: BBC News Brasil. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/geral-47474402#:~:text=Pensamento%20cr%C3%ADtico%20e%20colabora%C3%A7%C3%A3o%20s%C3%A3o,do%20MIT%20%2D%20BBC%20News%20Brasil > Acesso em: 18 out 2021.
Chamberlain, P. Knowledge is not everything. Design for Health, Vol. 4, NO. 1, p. 1-3, 13 feb 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/24735132.2020.1731203 .
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.