Avaliação de Curso de Especialização em Saúde da Família:

experiência da UNA-SUS/UnB

Autores

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Educação à Distância, Atenção Primária à Saúde

Resumo

O Programa Mais Médicos, criado pelo governo federal do em 2013, teve entre um dos eixos, a melhoria da assistência à saúde da população no âmbito da Atenção Básica, mediante oferta de cursos de qualificação pelo Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). Este trabalho objetivou descrever a avaliação dos cursistas sobre a experiência de educação a distância no Curso de Especialização em Saúde da Família da Universidade de Brasília. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva transversal, com abordagem quali-quantitativa. Os dados foram obtidos a partir de questionário on line, estruturado pelo aplicativo Google Forms e organizado em duas dimensões: Autoavaliação e Avaliação do Curso, além espaço para registro livre. A escala aplicada para as respostas às assertivas foi de 1 (discordo totalmente) a 5 (concordo totalmente). Um total de 268 cursistas (54,2%) de um total de 494 concluintes do curso entre os anos de 2017 e 2022 retornaram o questionário. Houve predomínio de respostas positivas (5 concordo totalmente e 4 concordo), tanto na dimensão Autoavaliação (98,6% a 88,8%), como na dimensão Avaliação do Curso (87,4% a 64,2%). Das respostas consideradas negativas (1 discordo totalmente e 2 discordo) destacam-se os módulos Tutoria (1,9% a 3%) e Orientação (1,1% a 3,7%). O curso de especialização analisado neste estudo teve avaliação positiva no que diz respeito à flexibilidade, compatibilidade da carga horária, acessibilidade metodológica e instrumental. Ainda, os cursistas consideraram que a proposta fomenta a articulação da teoria com a prática, com foco no processo de trabalho e cuidado integral e mostra-se potente estratégia para contribuir para efetivação de mudanças nas práticas dos serviços de saúde, possibilitando a qualificação do cuidado e o fortalecimento da atenção básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Crestine Poças, Universidade de Brasília

Doutora em Saúde Coletiva. Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina.

Maria da Glória Lima, Universidade de Brasília

Doutora em Enfermagem. Universidade de Brasília, Departamento de Enfermagem.

 

Juliana Faria Fracon e Romão, Universidade de Brasília

Doutora em Medicina. Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia.

Celeste Aída Silveira, Universidade de Brasília

 Doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Universidade de Brasília. Faculdade de Medicina.

Gilvânia Feijó, Universidade de Brasília

Doutora em Patologia Molecular. Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina.

Referências

1- CASTRO FILHO, J. de A.; MOTTA, L. B. da; Avaliação em EaD: estudo de caso do curso de especialização em saúde da pessoa idosa da UnASUS/UERJ. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 21(5): 531-541, 2018.

2- MARIN, M. J. S.; NASCIMENTO, E. N.; TONHOM, S. F. da R.; ALVES, S. B. D. A.; OTANI, M. A. P.; GIROTTO, M. A.; SILVA, L. C. de P. e. Educação permanente: avanços de uma especialização em Saúde da Família na modalidade a distância. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S. l.], v. 11, n. 4, 2017. DOI: 10.29397/reciis.v11i4.1262. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1262. Acesso em: 14 jan. 2023.

3- OLIVEIRA, A. E. F. de; FERREIRA, E. B.; SOUSA, R. R.; CASTRO JUNIOR, E. F. de; MAIA, M. de F. L. e; Educação a Distância e Formação Continuada: em Busca de Progressos para a Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica. 37 (4): 578 – 583; 2013.

4- SILVA, A. das N.; SANTOS, A. M. G. dos; CORTEZ, E. A.; CORDEIRO, B. C. Limites e possibilidades do ensino à distância (EaD) na educação permanente em saúde: revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, 20(4):1099-1107, 2015.

5- SOARESA, C. L. M.; SOUZA, E. A.; RANGEL, G.; GUIMARÃES, J. M. de M.; RANGEL, M. L.; LIMA, Y. O. R. Curso de especialização em saúde coletiva com foco na atenção básica para o programa mais médicos: análise comparativa da experiência desenvolvida pelo ISC/UFBA. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 46, n. 1, p. 119-140, 2022.

Downloads

Publicado

2023-03-30