Avaliação de Curso de Especialização em Saúde da Família:
experiência da UNA-SUS/UnB
Parole chiave:
Avaliação Educacional, Educação à Distância, Atenção Primária à SaúdeAbstract
O Programa Mais Médicos, criado pelo governo federal do em 2013, teve entre um dos eixos, a melhoria da assistência à saúde da população no âmbito da Atenção Básica, mediante oferta de cursos de qualificação pelo Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). Este trabalho objetivou descrever a avaliação dos cursistas sobre a experiência de educação a distância no Curso de Especialização em Saúde da Família da Universidade de Brasília. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva transversal, com abordagem quali-quantitativa. Os dados foram obtidos a partir de questionário on line, estruturado pelo aplicativo Google Forms e organizado em duas dimensões: Autoavaliação e Avaliação do Curso, além espaço para registro livre. A escala aplicada para as respostas às assertivas foi de 1 (discordo totalmente) a 5 (concordo totalmente). Um total de 268 cursistas (54,2%) de um total de 494 concluintes do curso entre os anos de 2017 e 2022 retornaram o questionário. Houve predomínio de respostas positivas (5 concordo totalmente e 4 concordo), tanto na dimensão Autoavaliação (98,6% a 88,8%), como na dimensão Avaliação do Curso (87,4% a 64,2%). Das respostas consideradas negativas (1 discordo totalmente e 2 discordo) destacam-se os módulos Tutoria (1,9% a 3%) e Orientação (1,1% a 3,7%). O curso de especialização analisado neste estudo teve avaliação positiva no que diz respeito à flexibilidade, compatibilidade da carga horária, acessibilidade metodológica e instrumental. Ainda, os cursistas consideraram que a proposta fomenta a articulação da teoria com a prática, com foco no processo de trabalho e cuidado integral e mostra-se potente estratégia para contribuir para efetivação de mudanças nas práticas dos serviços de saúde, possibilitando a qualificação do cuidado e o fortalecimento da atenção básica.
Downloads
Riferimenti bibliografici
2- MARIN, M. J. S.; NASCIMENTO, E. N.; TONHOM, S. F. da R.; ALVES, S. B. D. A.; OTANI, M. A. P.; GIROTTO, M. A.; SILVA, L. C. de P. e. Educação permanente: avanços de uma especialização em Saúde da Família na modalidade a distância. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S. l.], v. 11, n. 4, 2017. DOI: 10.29397/reciis.v11i4.1262. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1262. Acesso em: 14 jan. 2023.
3- OLIVEIRA, A. E. F. de; FERREIRA, E. B.; SOUSA, R. R.; CASTRO JUNIOR, E. F. de; MAIA, M. de F. L. e; Educação a Distância e Formação Continuada: em Busca de Progressos para a Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica. 37 (4): 578 – 583; 2013.
4- SILVA, A. das N.; SANTOS, A. M. G. dos; CORTEZ, E. A.; CORDEIRO, B. C. Limites e possibilidades do ensino à distância (EaD) na educação permanente em saúde: revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, 20(4):1099-1107, 2015.
5- SOARESA, C. L. M.; SOUZA, E. A.; RANGEL, G.; GUIMARÃES, J. M. de M.; RANGEL, M. L.; LIMA, Y. O. R. Curso de especialização em saúde coletiva com foco na atenção básica para o programa mais médicos: análise comparativa da experiência desenvolvida pelo ISC/UFBA. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 46, n. 1, p. 119-140, 2022.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.