Formação de Desenhistas Instrucionais para a rede UNA-SUS:
avaliação da oferta-piloto
Palavras-chave:
EAD, Avaliação, Grupo Focal, Formação de DIResumo
A Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - SE/UNA-SUS assume como um dos compromissos a qualificação profissional de seus colaboradores, para que eles possam atuar com qualidade e excelência em suas realidades profissionais. Neste contexto, o presente artigo objetiva apresentar as potencialidades e as fragilidades da oferta piloto do Programa Modular de Produção de Cursos e Recursos Educacionais ofertado na modalidade EaD. A coleta de dados foi realizada a partir de uma proposta metodológica qualitativa, ancorada em uma abordagem multimétodo, que inclui a técnica de coleta de dados grupo focal. Dentre os resultados merecem destaque a qualidade do conteúdo produzido, a condução pedagógica pelo conteudista, a aderência do programa ao público-alvo, a incompatibilidade da carga horária com o conteúdo e as lacunas existentes na usabilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Essa pesquisa, possibilitou compreender a percepção do discente, dos gestores e especialistas sobre os aspectos pedagógicos do conteúdo e a usabilidade do AVA e do Programa. Neste contexto observou-se também que a proposta de modelo lógico delineada pode ser reaplicada e assim contribuir para a avaliação institucional de cursos EaD.
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