Formação de Desenhistas Instrucionais para a rede UNA-SUS:

avaliação da oferta-piloto

Authors

Keywords:

EAD, Avaliação, Grupo Focal, Formação de DI

Abstract

A Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - SE/UNA-SUS assume como um dos compromissos a qualificação profissional de seus colaboradores, para que eles possam atuar com qualidade e excelência em suas realidades profissionais. Neste contexto, o presente artigo objetiva apresentar as potencialidades e as fragilidades da oferta piloto do Programa Modular de Produção de Cursos e Recursos Educacionais ofertado na modalidade EaD. A coleta de dados foi realizada a partir de uma proposta metodológica qualitativa, ancorada em uma abordagem multimétodo, que inclui a técnica de coleta de dados grupo focal. Dentre os resultados merecem destaque a qualidade do conteúdo produzido, a condução pedagógica pelo conteudista, a aderência do programa ao público-alvo, a incompatibilidade da carga horária com o conteúdo e as lacunas existentes na usabilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Essa pesquisa, possibilitou compreender a percepção do discente, dos gestores e especialistas sobre os aspectos pedagógicos do conteúdo e a usabilidade do AVA e do Programa. Neste contexto observou-se também que a proposta de modelo lógico delineada pode ser reaplicada e assim contribuir para a avaliação institucional de cursos EaD.

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Author Biographies

Diego Diz Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 

Mestre em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (UFSC).

 

Lina Sandra Barreto Brasil, Universidade de São Paulo

Doutora em odontologia (USP/UNASUS)

Josiane do Carmo Silva, Universidade católica de Brasília

Graduada em psicologia (Universidade católica de Brasília)

Carla Spinillo, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Design da Informação (UFPR).

Jonatas Reis Bessa, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Psicologia UFBA

Kellen Cristina Silva Gasque, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Doutora em Odontologia (FIOCRUZ)

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Published

2023-03-30