Plano de comunicação em cursos autoinstrucionais:

do planejamento a operacionalização

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Permanente, Educação a Distância

Resumo

Introdução: Ações de comunicação são estratégias pouco utilizadas em processos educativos, entretanto, são recursos potentes para garantir acesso à informação, redução das desigualdades e estímulo a qualificação profissional, especialmente em tempos de crise sanitária. Objetivo: Descrever as estratégias de comunicação utilizadas para divulgar os cursos autoinstrucionais do Programa Educacional em Vigilância e Cuidado em Saúde no Enfrentamento da Covid-19 e de outras doenças virais (VigiEpidemia). Métodos: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O plano de comunicação foi estruturado no período de dezembro de 2021 a março de 2022, em consonância com o público-alvo a ser atingido. Resultados: O plano teve como foco a disseminação da oferta educacional e captação do maior número de profissionais, haja vista a necessidade de qualificação e disseminação de conhecimento em tempo oportuno, para o enfrentamento da Covid-19. O plano abrangeu ações locais, institucionais e interinstitucionais. Houve uma ampla divulgação em todos os estados brasileiros, resultando em 46.490 mil matriculados, de todas as Unidades da Federação, de fevereiro/22 a agosto/22, nos quatro cursos autoinstrucionais. Conclusão: Planos de comunicação são estratégias recomendadas no atual contexto e podem favorecer o acesso e a qualificação da força de trabalho em saúde na perspectiva da Educação Permanente em Saúde.

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Biografia do Autor

Thayssa Maluff de Mello, Fiocruz Mato Grosso do Sul

Especialista em Comunicação Social - Jornalismo. Fiocruz Mato Grosso do Sul.

Sandra Maria do Valle Leone de Oliveira, Fiocruz Mato Grosso do Sul

Doutor em Doenças infecciosas e parasitárias. Fiocruz Mato Grosso do Sul.

Silvia Helena Mendonça de Moraes, Fiocruz Mato Grosso do Sul

Mestra em Saúde Pública. Fiocruz Mato Grosso do Sul.

Daniela Buosi Rohlfs, Ministério da Saúde

Doutora em Saúde Coletiva. Ministério da Saúde.

Débora Dupas Gonçalves do Nascimento, Fiocruz Mato Grosso do Sul

Doutora em Ciências. Fiocruz Mato Grosso do Sul.

Jackeline Leite Pereira Pavin, Ministério da Saúde

Doutora em Biologia Celular e Molecular. Ministério da Saúde.

Referências

1. SILVA, Mariana Paiva Damasceno, MELO, Marlene Catarina De Oliveira Lopes e MUYLDER, Cristiana Fernandes de. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM FOCO: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA. RAM. Revista de Administração Mackenzie [online]. 2015.
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Publicado

2023-03-30