Plano de comunicação em cursos autoinstrucionais:
do planejamento a operacionalização
Parole chiave:
Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Permanente, Educação a DistânciaAbstract
Introdução: Ações de comunicação são estratégias pouco utilizadas em processos educativos, entretanto, são recursos potentes para garantir acesso à informação, redução das desigualdades e estímulo a qualificação profissional, especialmente em tempos de crise sanitária. Objetivo: Descrever as estratégias de comunicação utilizadas para divulgar os cursos autoinstrucionais do Programa Educacional em Vigilância e Cuidado em Saúde no Enfrentamento da Covid-19 e de outras doenças virais (VigiEpidemia). Métodos: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O plano de comunicação foi estruturado no período de dezembro de 2021 a março de 2022, em consonância com o público-alvo a ser atingido. Resultados: O plano teve como foco a disseminação da oferta educacional e captação do maior número de profissionais, haja vista a necessidade de qualificação e disseminação de conhecimento em tempo oportuno, para o enfrentamento da Covid-19. O plano abrangeu ações locais, institucionais e interinstitucionais. Houve uma ampla divulgação em todos os estados brasileiros, resultando em 46.490 mil matriculados, de todas as Unidades da Federação, de fevereiro/22 a agosto/22, nos quatro cursos autoinstrucionais. Conclusão: Planos de comunicação são estratégias recomendadas no atual contexto e podem favorecer o acesso e a qualificação da força de trabalho em saúde na perspectiva da Educação Permanente em Saúde.
Downloads
Riferimenti bibliografici
2. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento estratégico da comunicação. In: (Org.). Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. 2. ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2009.
3. KULPA, Cínthia Costa; CARDOSO, Eduardo; Perry, Gabriela Trindade (org.). Informática na educação: recursos de acessibilidade da comunicação [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2019.
4. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. Institui o Programa Previne Brasil, que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, por meio da alteração da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017. Brasília, DF: MS, 2019b.
5. MECKAWY, R., Stuckler, D., Mehta, A. et al. Effectiveness of early warning systems in the detection of infectious diseases outbreaks: a systematic review. BMC Public Health 22, 2216 (2022).
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.