Desenvolvimento de um canal virtual e avaliação dos temas mais acessados com foco em metabolismo e fisiologia endócrina
Abstract
Objetivo: A procura de material complementar para os estudos ou atualização em ambientes virtuais, com ênfase em videoaulas, é uma prática frequente. Embora os estudantes relatem satisfação e melhora na aprendizagem com o material, a duração dos vídeos e falta de organização dos materiais parecem ser um problema recorrente. Diante disso, o objetivo foi criar um canal de divulgação de videoaulas de curta duração com foco em endocrinologia e metabolismo e avaliar sua utilização. Método: Foram utilizados um tablet e uma caneta digital para confecção do material, além de uma câmera para filmagem do condutor dos vídeos. Dezesseis videoaulas foram produzidas e divulgadas no site YouTube® sob custódia do Canal Metabolizando. Resultados: O Canal teve mais de 700 inscritos e somou mais de 48 mil visualizações. Cinco vídeos correspondem à 70% do tempo de reprodução e 75% das visualizações. As buscas pelos vídeos se originam predominantemente no próprio YouTube®. Além disso, mais de 90% das visualizações do material foram realizadas por usuários do Brasil. Conclusão: Dessa forma, é possível concluir que existe demanda por videoaulas de curta duração com foco em metabolismo. Os vídeos podem contribuir para o aprendizado dos estudantes e demais interessados no tema.
Downloads
Literaturhinweise
Schmid RF, Bernard RM, Borokhovski E, Tamim RM, Abrami PC, Surkes MA, et al. The effects of technology use in postsecondary education: A meta-analysis of classroom applications. Comput Educ. 2014; 1;72:271–91
Penciner, R. Does PowerPoint enhance learning? Canadian Journal of Emergency Medicine, 2013; 15(2):109-112
Wistia. Does length matter? It does for video!
http://wistia.com/blog/does-length-matter-it-does-for-video, Sept. 2013.
Guo PJ, Kim J, Rubin R. How Video Production Affects Student Engagement: An Empirical Study of MOOC Videos. First ACM Conference on Learning. New York, NY, USA: ACM; 2014. p. 41–50. DOI: http://doi.acm.org/10.1145/2556325.2566239
Araujo SRF, Rocha LVM, Veleda AMS, Maciel MV, Neto JFR. PRODUÇÃO DE VÍDEO EDUCACIONAL: modelo interativo usando o PBL. Rev de Saud Digit e Tecnol. Educ, jan-ago 2017; 2(3): 51-58.
Google. https://www.google.com.br/search?q=glicolise+video. (realizada em janeiro 2018).
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.