Metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem: construção de jogo educativo abordando a assistência de enfermagem ao puerpério
Abstract
Introdução: Na busca de uma alternativa para aprimorar o método de ensino do conteúdo sobre Assistência de enfermagem ao puerpério, criou-se um jogo educativo sobre tal conteúdo, para ser utilizado como uma tecnologia educacional. Objetivo: Descrever a construção de um jogo educativo sobre assistência de enfermagem ao puerpério. Método: Estudo metodológico com abordagem descritiva. A construção do jogo ocorreu no primeiro semestre do ano de 2016. Foi elaborado por monitoras da disciplina Processo de Cuidar da Saúde da Mulher de uma faculdade privada do município de Fortaleza. Resultados: Pode-se observar a importância da utilização do lúdico como forma de aprimorar a assimilação do conteúdo ministrado em sala de aula à medida que os alunos verbalmente expressavam que o uso de jogos educativos estimulava a participação. A partir de tais observações, as monitoras sentiram-se incentivadas a buscar novas formas de auxílio ao aluno nos encontros de monitoria. Conclusões: Infere-se que os jogos apresentam-se como relevantes formas de TDIC, promovendo um vasto conhecimento, aliados a dinâmica e a diversão, os alunos aprendem e se divertem, tornando-se mais participativos. Tal processo ainda encontra-se em construção, sendo necessários mais estudos que abordem o impacto da implementação dessas novas formas de aprendizagem no ensino da graduação.
Downloads
Literaturhinweise
Palácio MAV, Ciannella D, Struchiner M. Narrativas Digitais e Aprendizagem: um panorama a partir do ensino da saúde. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde. 2017;11(2).
Diniz Ebling SB, Carvalho Ayres R, Santos da Silva MR, Machado Pieszak G, Moreira da Silva M, Ramos Soares AL. Understanding of care through the eyes of puerperal women. Revista de Pesquisa: Cuidado e Fundamental. 2018;10(1).
Portugal de Andrade Moreira A, Sabóia VM, Leite Funchal Camacho AC, Vago Daher D, Teixeira E. Jogo educativo de administração de medicamentos: um estudo de validação. Revista Brasileira de Enfermagem. 2014;67(4).
Nietsche E, Teixeira E, Medeiros H. Tecnologias cuidativo-educacionais: uma possibilidade para o empoderamento do (a) enfermeiro (a). Porto Alegre: Moriá. 2014.
Gurgel SdS, Taveira GP, Matias ÉO, Pinheiro PNdC, Vieira NFC, Lima FET. Jogos educativos: recursos didáticos utilizados na monitoria de educação em saúde. REME rev min enferm. 2017.
Lappann Botti NC, Marques Carneiro AL, Souza Almeida C, Silva Pereira CB. Construção de um software educativo sobre transtornos da personalidade. Revista Brasileira de Enfermagem. 2011;64(6).
Larrossa L. Perfil [Internet]. Apptus. [Acesso em 24 set 2018]. Disponível em: https://www.apptuts.com.br/review/android/perfil/.
POWERPOINT. Microsoft; 2018.
ChiarellaI T, Bivanco-LimaI D, de Carvalho MouraII J, da Costa MarquesIV MC, MarsigliaI RMG. A Pedagogia de Paulo Freire e o Processo Ensino-Aprendizagem na Educação Médica The Pedagogy of Paulo Freire and Medical Education. Revista Brasileira de Educação Médica. 2015;39(3):418-25.
Andrade LZC, Freitas DT, Holanda GF, Silva VMd, Lopes MVdO, Araújo TLd. Desenvolvimento e validação de jogo educativo: medida da pressão arterial. Rev Enferm UERJ [Internet]. 2012;20(3):323-7.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.