Desenvolvimento de metodologia de avaliação de egressos de um programa de mestrado em Pesquisa Clínica
DOI:
https://doi.org/10.36517/resdite.v4.n2.2019.res2Abstract
Introdução: A pós-graduação na modalidade profissional vem ganhando espaço em todas instituições mundiais1 e representa um divisor de águas entre o modelo acadêmico tradicional e as necessidades mais recentes do sistema de inovação científica, tecnológica e setor produtivo. Com isso, passa a ter uma crescente procura por ingressantes que já atuam no mercado de trabalho2. O êxito do egresso, seja medido por inserção em instituições, empregabilidade e salários ou outras variáveis, é de grande utilidade para que os programas possam aprimorar suas metodologias e também conhecer mais sobre a área em que estão atuando. O curso avaliado neste trabalho objetiva formar alunos que atuem no desenvolvimento de pesquisa de ponta na área da saúde, portanto o questionário aqui desenvolvido e avaliado será de suma importância para a transformação do aluno em protagonista da melhoria da qualidade da ciência e da pesquisa. Instituições governamentais como a CAPES – Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior destacam a importância da avaliação de cursos com foco na opinião do aluno e as instituições de ensino estão cada dia mais direcionando esforços para a verificação da qualidade de seus cursos e do conhecimento gerado em sala de aula. Objetivou-se, assim, elaborar um sistema de avaliação do perfil e êxito dos egressos do Programa de Mestrado em Pesquisa Clínica – FMB/CEVAP contribuindo para sua melhoria, atendendo às necessidades da Unesp e órgãos governamentais como a CAPES3. Métodos: Diante desta realidade foram feitas adaptações em um instrumento de avaliação de egressos que foi submetido à metodologia DELPHI4 por meio de consulta a dois grupos de peritos da área de Pesquisa Clínica que foram selecionados por meio de listas de pesquisadores que atendiam critérios como: obtenção de publicações na área de Pesquisa Clínica, vínculo institucional com estabelecimentos de pesquisa, participação em projetos na área de Pesquisa Clínica. Após a aplicação nos grupos de peritos foi realizada a etapa de aplicação no grupo piloto que foi composto por alunos egressos e alunos que estavam finalizando o curso. Os participantes do grupo de peritos analisaram as questões do instrumento utilizando a escala LIKERT5 que possibilita a avaliação de forma rápida e igualitária. Resultados e discussão: O índice de concordância das respostas apresentadas foi significativo, mesmo com a presença de sugestões de melhorias dos peritos que apontaram ajustes estruturais a ferramenta ou inclusão de detalhes como benefícios não financeiros. Trabalhos da mesma categoria possuem índices de consenso entre os juízes que variam entre 50% a 80%4 e este trabalho teve um índice de 93,33%, apresentando alta concordância entre os especialistas em comparação com a literatura existente. O grupo piloto participou da pesquisa e não fez sugestões de alteração das questões. Conclusão: Após a análise estatística das respostas e consequente verificação da concordância dos mesmos sobre o instrumento, o questionário foi considerado apto para utilização junto ao público alvo e houve a disponibilização da plataforma online que será empregada como ferramenta de feedback do curso avaliado, trazendo importantes indicadores para a gestão do curso.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.