Modelagem Descritiva de um Repositório Institucional de Protocolos de Cuidado à Saúde em hospitais universitários brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.36517/resdite.v4.n2.2019.a7Abstract
Introdução: O volume de informação técnico-científica produzida nas instituições de saúde tem crescido exponencialmente; e reuni-las, armazená-las, recuperá-las e facilitar seu acesso torna-se, então, um desafio. O objetivo do trabalho é construir a modelagem descritiva de um Repositório Institucional (RI) de Protocolos de Cuidado a Saúde que possa atender a essa demanda e ainda otimizar os processos de trabalho e melhorar a qualidade assistencial nos hospitais universitários brasileiros. Métodos: Estudo híbrido de produção e pesquisa metodológica de um RI de Protocolos de Cuidado a Saúde permeada por três etapas: Observação, Revisão Integrativa da literatura e construção da Modelagem Descritiva. Resultados: A modelagem apresenta 3 atores de uso: usuários dos sistemas (servidores/residentes multiprofissionais); gestor local e central. Cada protocolo é inserido no RI através de um formulário padrão estruturado com atualização periódica. Após acessar os protocolos, o usuário pode avaliar seu conteúdo, gerando um feedback ao gestor. O RI produzirá relatórios estatísticos subsidiarão a gestão e a educação permanente. Conclusão: A facilidade de acesso à informação possibilita maior adesão e utilização dos protocolos. O que efetiva a padronização frente a diversidades de condutas, diminuindo os eventos adversos, melhorando a qualidade assistencial, além de conferir respaldo jurídico e reduzir custos aos hospitais.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.