A importância das espécies e tipologias documentais para a mediação dos procedimentos assistenciais e administrativos nos organismos produtores de serviços de atenção à saúde
Abstract
Introdução: O tratamento e a organização dos registros e das informações em saúde são imprescindíveis para a promoção, prevenção e atenção à saúde. Esses registros são considerados informações orgânicas em saúde e se configuram por meio das tipologias documentais. Objetivo: O objetivo deste artigo é o de mapear as espécies e as tipologias documentais existentes em hospitais que são mais utilizadas para esclarecer dúvidas, para compartilhar informações e as que mais contribuem para o desenvolvimento de procedimentos laborais. Método: A pesquisa é exploratória e descritiva com uma abordagem qualiquantitativa. A técnica de análise das informações coletadas em campo foi a estatística descritiva. Resultado: Os resultados revelam a escassa utilização dos instrumentos arquivísticos de gestão nos Organismos Produtores de Serviços de Atenção à Saúde (OPSAS) analisados, o que proporciona o acúmulo desordenado dos documentos. Conclusão: Concluise que existe a necessidade da conscientização dos formuladores de políticas e gestores dos OPSAS assimilarem os procedimentos e técnicas arquivísticas nos processos organizacionais destes locais de trabalho com o intuito de potencializar os processos decisórios e a transparência de suas ações.
Downloads
References
Franzese, C. Administração pública em contexto de mudanças: desafios para o gestor de políticas públicas. In: Política e gestão pública em saúde. Organizadores: Nelson Ilbañes, Paulo Eduardo Mangeon Elias, Paulo Henrique D’Ângelo Seixas. São Paulo: Hucitec, Editora, 2015, p. 19-53.
Paim JS. Desafios para a saúde coletiva no século XXI. Salvador: EDUFBA, 2006.
Cunha FJAP. Gestão de documentos, aprendizagem e inovação organizacional em hospitais. In: Informação Arquivística, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 29-42, jul./dez., 2014a.
Cunha FJAP. O complexus do conhecimento, inovação e comunicação em serviços de atenção à saúde. In: CUNHA, Francisco J.A. Pedroza; LÁZARO, Cristiane P.; PEREIRA, Hernane B.de B. (Orgs.). Conhecimento, inovação e comunicação em serviços de saúde. Salvador: EDUFBA; Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2014b, p. 221-236.
Elias PEM, Dourado DA. Sistema de saúde e SUS: saúde como política social e sua trajetória no Brasil. In: Política e gestão pública em saúde. Organizadores: Nelson Ilbañes, Paulo Eduardo Mangeon Elias, Paulo Henrique D’Ângelo Seixas. São Paulo: Hucitec, Editora, 2015,p. 102-125. 6. Escrivão Junior A, Kishima VSC. Panorama do setor suplementar de saúde brasileiro. In: Política e gestão pública em saúde. Organizadores: Nelson Ilbañes, Paulo Eduardo Mangeon Elias, Paulo Henrique D’Ângelo Seixas. São Paulo: Hucitec, Editora, 2015, p. 126-146.
Cunha FJAP. Da adesão à participação em uma rede de hospitais como promoção da aprendizagem organizacional e da inovação gerencial: um olhar sobre a Rede InovarH-BA. Tese do Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. UFBA – Faculdade de Educação, Salvador, 2012.
Cunha FJAP, Melo FMMAde, González JAM. Políticas de información y archivos de unidades de salud em Brasil. Anais... V Seminario Hispano-Brasileño de Investigación em Información, Documentación y Sociedad, celebrado em Madrid los dias 14, 15, 16 y 17 de noviembre de 2016.
Lima GlQde, Oliveira Lfde, Cunha FJAP, Pereira HBB. A organização dos documentos no contexto dos serviços assistenciais e administrativos existentes em organismos produtores de serviços de saúde. Anais... V Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologias - “Ensino e Pesquisa em Arquivologia: cenários prospectivos”. Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais/ 7 a 10 de novembro de 2017.
Lousada M, Valentim MLP. A relação ente a informação orgânica e a gestão documental. In: Valentim M. (Org.). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 390 p. [Acesso em 13 ago 2014]. Disponível em: http://books.scielo.org/id/j4gkh/pdf/valentim-9788579831171-18.pdf.
Duff WM. Mediação arquivística. In: Eastwood T, MacneilH. (Org). Correntes atuais do pensamento arquivístico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.
Rodrigues AC. Identificação como requisito metodológico para a gestão de documentos e acesso a informações na administração pública brasileira *. Ciência da informação, v. 42, n. 1, p. 64–80, 2013. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/2262.
Rodrigues AC. Identificação: uma metodologia de pesquisa para a Arquivística. In: Marta Lígia Pomim Valentim. (Org.). Estudos avançados em Arquivologia. 1 ed. Marília; São Paulo: Oficina Universitária; Cultura Acadêmica, 2012, v. , p. 197-215.
Cunha FJAP, Ribeiro NM, Pereira HBB. Records management: a basis for organizacional learning and innovation. In: TransInformação, Campinas, SP, v. 25, n.2, maio/ago, 2013, p. 159-165.
Cunha FJAP, Lima GLQde, Oliveira LAF. Arquivos como mecanismos de difusão de conhecimentos para a aprendizagem e inovação em organismos produtores de saúde. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM ARQUIVOLOGIA – REPARQ, 4. 2015, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 3 a 6 de agosto de 2015
Souza MDPFde, Meirelles RF, Cunha FJAP. Representação da informação e do conhecimento nos repositórios arquivísticos em saúde. Anais... Colóquio Internacional Medinfor IV - A Medicina na Era da Informação. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2017.
Arquivo Nacional. Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Publicaçõe ed. Rio de Janeiro: [s.n.], 2005. [Acesso em 14 nov. 2017]. Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf.
Conselho Internacional de Arquivos. ISDF: Norma Internacional para Descriçã de Funções. Tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. 1. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.
Bellotto HL. Arquivos Permanentes - Tratamento Documental. 2. ed. Rio de Janeiro: [s.n.], 2004.
Troitiño-Rodriguez SM. A tipologia documental como instrumento para a seriação de documentos. In: Marta Lígia Pomim Valentim. (Org.). Estudos avançados em Arquivologia. 1 ed. Marília; São Paulo: Oficina Universitária; Cultura Acadêmica, 2012, v. , p. 243-258.
Bardin L. Análise de conteúdo. Tradução de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
Vieira S. Princípios de estatística. São Paulo: Guazzelli, 1999.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.