Tecnologia da Informação e Comunicação para o ensino na saúde
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n2.2020.re4Keywords:
Educação, Tecnologia da Informação, Blog, Doação de ÓrgãosAbstract
Objetivo: relatar a experiência de um grupo de mestrandas na construção de um blog educativo. Método: Relato de experiência, do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado por cinco alunas do Mestrado Profissional Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará. A construção do blog ocorreu em setembro de 2019, em quatro etapas: 1. definição do tema; 2. criação, seleção e divulgação dos conteúdos; 3. acompanhamento dos acessos e comentários; 4. apresentação para os docentes e discentes do curso. Resultados: O blog foi intitulado “Doação e transplante de órgãos: aprender para ensinar”. Os conteúdos foram diversificados em seções, dentre elas: Texto Informativo; Quiz; Charges; Vídeos, Links, “Você Sabia?” e outros. No primeiro mês de manutenção virtual foram contabilizados 863 acessos. As seções mais visitadas foram o Quiz e o Vídeo. Dos comentários registrados emergiram três categorias que evidenciaram as potencialidades do blog: Esclarecimentos e Informações sobre a temática doação-transplante; Estímulo à doação de órgãos; Reconhecimento do uso da tecnologia nos processos educativos. Na apresentação aos docentes e demais discentes, o material foi avaliado, atendendo às propostas do mestrado profissional, enquadrando-se como um produto técnico. Conclusão: A experiência favoreceu a construção de um ambiente de ensino-aprendizagem inovador, centrado no protagonismo dos discentes.
Downloads
References
Ceccim RB, Feuerwerker LCM.O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. B. Physys [Internet]. 2004 Jun. [acesso em 15 Out. 2019]; 14 (1): 41-65. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312004000100004&lng=en.
Berbel NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina, Ciênc Soc Hum. [Internet]. 2011 Jan./Jun. [acesso em 15 Out. 2019]; 32(1):25-40. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326/10999.
Vieira MNCM, Panúncio-Pinto MP. A metodologia da problematização (MP) como estratégia de integração ensino-serviço em cursos de graduação na área de saúde. Medicina (Ribeirão Preto, Online) [Internet]. 2015 Jun. [acesso em 21 Ago. 2019]; 48 (3): 241-8. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/104310.
Mitre SM, Siqueira-Batista R, Girardi-de-Mendonça JM, Morais-Pinto NM, Meireles CAB, Pinto-Porto C, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc Saúde Colet. [Internet]. 2008 Dez [acesso 21 Ago. 2019]; 13 (Suppl 2): 2133-44. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000900018&lng=en.
Cyrino EG, Toralles-Pereira ML. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública [Internet]. 2004 Maio/Jun. [acesso em 21 Ago. 2019]; 20 (3): 780-8. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2004000300015&lng=en&nrm=iso.
Aguiar ACL, Guimarães JMX, Ferreira HS, Almeida KTC, Ribeiro TFS, Anchieta TM, et al. Blog como ferramenta educacional: contribuições para o processo interdisciplinar de educação em saúde. Reciis - Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde [Internet]. 2018 Abr./Jun.; [acesso em 03 Out 2019]; 12(2): 220-31. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1301/2209.
Palácio MAV, Struchiner M. Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúde. Ciênc Educ (Bauru) [Internet]. 2016 [acesso em 03 Out. 2-19]; 22(2): 413-30. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200413.
Moyano G. Propuesta tutorial de desarollo de competencias: los cuidados intensivos en la enseñanza mediada por tics. Enferm Univ. [Internet]. 2018 Mar [acesso em 03 Out. 2019];15(1): 103-12. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-70632018000100103.
Silva SLR, Orkiel E. O blog como instrumento de auxílio ao ensino. Ensino & Pesquisa [Internet]. 2018 Jan [acesso em 03 Out. 2019]; 16(1): 190-201. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/1398.
Pelosi MB. Blog: ferramenta terapêutica ocupacional. Cad Bras Ter Ocup. [Internet]. 2012 Set /Dez [acesso em 03 Out. 2019]; 20(3):463-9 Disponível em: http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/690/404.
Portal do Governo Brasileiro. Doação de órgãos: transplantes, lista de espera e como ser doador. Brasília: Ministério da Saúde; [2013-2020; acesso em 15 Dez. 2019]. Disponível em: www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-orgaos.
Moraes EL, Santos MJ, Merighi MAB, Massarollo MCKB. Vivência de enfermeiros no processo de doação de órgãos e tecidos para transplante. Rev Lat Am Enfermagem [Internet]. 2014 Mar./Abr. [acesso em 18 Jan. 2019]; 22 (2): 226-33. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v22n2/pt_0104-1169-rlae-22-02-00226.pdf.
Nogueira MA, Araújo JSW, Serrão LCS, Souza RMS, Lins MA, Martins TDR, et al. Conhecimento e posicionamento de acadêmicos de enfermagem sobre doação de órgãos e tecidos para transplantes após uma ação educativa. JBT J Bras Transpl. [Internet]. 2015 Out./Dez. [acesso em 02 Jan. 2019]; 18 (4): 104-11. Disponível em: http://www.abto.org.br/abtov03/Upload/file/JBT/2015/4.pdf.
Sodré CBM, Silva DSS, Costa MCO.; SILVA, D. S. S.; COSTA, M. C. O. Percepção do enfermeiro intensivista quanto ao processo doação-transplante. JBT J Bras Transpl. [Internet]. 2012 Jan./Mar. [acesso em 03 Jan. 2019]; 15 (1): 1625-8. Disponível em: http://www.abto.org.br/abtov03/Upload/file/JBT/2012/1.pdf.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNAD contínua TIC 2017: Internet chega a três em cada quatro domicílios do país. Rio de Janeiro: Agência IBGE Notícias; [atualizada em 20 Dez. 2018; acesso em 20 Out. 2019]. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/23445-pnad-continua-tic-2017-internet-chega-a-tres-em-cada-quatro-domicilios-do-pais.
Pinto LF, Rocha CMF, Mallmann CL. O uso de blogs como ferramenta de apoio à gestão em saúde no nível local. Ciênc Saúde Colet. [Internet]. 2018 Out. [acesso em 03 Out. 2019]; 23 (10): 3287-96. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018001003287&lng=en.
Cooper-Capetini V, Pereira AG, Lins BB, Silva-Júnior JS, Assis LVM, Belpiede LT, et al. A utilização de vídeos no ensino: uma experiência prática com alunos de graduação. Rev Grad USP. [Internet]. 2017 Jun. [acesso em 15 Out. 2019]; 2 (2):107-13. Disponível http://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/124018/130070.
Silva JMA, Canedo RV, Abrantes TAS, Santos RT, Souza RA, Utagawa CY. Quiz: um questionário eletrônico para autoavaliação e aprendizagem em genética e biologia molecular. Ver Bras Educ Med. [Internet]. 2010 Dez. [acesso em 20 Out. 2019];34 (4): 607-14. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000400017&lng=en&nrm=iso.
Mesquita SKC, Meneses RMV, Ramos DKP. Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: dificuldade de docentes de um curso de enfermagem. Trab Educ Saúde [Internet]. 2016 Maio/Ago. [acesso em 04 Nov. 2019];14 (2): 473-86. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462016000200473&lng=en&nrm=iso.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.