Júri simulado na disciplina de Atenção Farmacêutica em aula remota em tempos de pandemia

relato de experiência

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v6.n1.2021.re1

Keywords:

Educação em Farmácia, Educação Superior, Metodologia

Abstract

Introdução: as diretrizes do curso de Farmácia requerem um perfil de múltiplo conhecimento dos profissionais. Com o advento da pandemia de Covid-19 e a adaptação do ensino de forma remota, surge a necessidade de metodologias ativas como alternativas pedagógicas que permitam fomentar o interesse dos discentes, relacionando conhecimento reflexivo e crítico. Método: refere-se a um relato de experiência de um júri simulado, do tipo descritivo, com abordagem qualitativa. A construção da atividade ocorreu utilizando metodologia ativa em aula remota síncrona no Google Meet, englobando uma proposta educativa no estudo de caso clínico na disciplina de Atenção Farmacêutica do curso de Farmácia da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró - Rio Grande do Norte. Resultados: a dinâmica permitiu a substituição de forma positiva das aulas presenciais, através da participação de 49 estudantes e 02 professores, agregando uso de tecnologias e a troca de experiências. Conclusão: conclui-se que o júri simulado em formato virtual demonstra-se como uma ferramenta valiosa para os cursos da saúde, possibilitando a interação dos alunos, além de aplicação dos conhecimentos básicos e desenvolvimento de habilidade necessárias para a prática farmacêutica.

 

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Author Biography

Danillo Alencar Roseno, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Pós-Graduado em Análises Clínicas pela Faculdade Santa Maria (FSM); Graduado em Bacharelado em Farmácia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no Centro de Educação e Saúde, Campus Cuité/PB. Atualmente, é docente do Curso de Farmácia da Faculdade Nova Esperança de Mossoró-RN (FACENE/RN), ministrando as disciplinas de Tecnologia Farmacêutica, Atenção Farmacêutica e Farmácia Hospitalar. 

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Published

2021-05-07