Materiais de apoio à educação em saúde- vídeo saúde bucal para crianças em animação
Keywords:
Educação em Saúde, Odontologia, Saúde BucalAbstract
Introdução: A confecção de materiais de apoio à educação em saúde utilizando tecnologias digitais exige trabalho colaborativo. Objetivo: Relatar a confecção de um vídeo com animação sobre cuidado em saúde bucal para crianças em faixa etária de 4 a 6 anos. Método: As etapas de criação do vídeo foram de pré-produção, produção e pós-produção. O vídeo, intitulado Saúde Bucal para crianças em animação, foi publicado no Youtube no canal do Centro de Pesquisas em Odontologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no dia 27/07/2020. Resultados: Na pré-produção foram definidos tipo de vídeo, cenário, atores e roteiro. O vídeo aborda a importância da higiene bucal, além de incentivar a alimentação saudável. A produção do vídeo foi realizada por uma equipe multiprofissional com a gravação, narração e inclusão da trilha sonora. Na pós-produção ocorreu a revisão e aprovação do vídeo pela equipe. Após um ano de exibição no canal, o vídeo apresentou 20.328 visualizações. Em 2021 foi incluído o acesso ao vídeo com tradução em libras. Conclusão: A análise do primeiro ano de divulgação no Youtube sugere que o vídeo é um importante material de apoio à educação em saúde bucal. O vídeo encontra-se disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=6I73vB_mNAI
Downloads
References
Pazzini DNA; Araújo FV de. O uso do vídeo como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. Manancial: repositório digital da UFSM. 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/729/Pazzini_Darlin_Nalu_Avila.pdf?sequence=1 . Acesso em: 29/09/2021
Dreon O; Kerper RM; Landis J. Digital Storytelling: A Tool for Teaching and Learning in the Youtube Generation. Middle School Journal. [online], volume 42, n. 5. [S.l], May, 2011, p. 4-9. Disponível em: https://sci-hubtw.hkvisa.net/10.1080/00940771.2011.11461777 . Acesso em: 29/09/2021
Machado H de S; Silva SMP da; Silva JE. Desenvolvimento infantil, educação e primeira infância: Histórias infantis como alternativa pedagógica. Research, Society and Development. [online], volume 10, n. 7. [s.l], jun., 2021. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/16373/14516 . Acesso em: 29/09/2021
Schall, VT; Modena CM. As novas tecnologias de informação e comunicação em educação em saúde. In: Maria Cecilia de Souza Minayo; Carlos Everaldo Alvares Coimbra Junior. (Org.). Críticas e atuantes: ciências sociais e humanas em saúde na América Latina [online]. 20ed. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005, p. 245-255.
Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/w5p4j/pdf/minayo-9788575413920.pdf#page=237 . Acesso em: 28/09/2021
Tokairin AS da P; Seixas GF; Silva NMA da; Fukada RRB; Rossato PH; Simões TC; Poleti ML; Fernandes TMF. Avaliação do Conhecimento de Escolares Sobre Saúde Bucal, Dieta e Higiene: Ferramenta Diagnóstica para Direcionamento de Atividade Educativa. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. [online], volume 21, n. 3. [s.l], dez., 2020, p. 365-369. Disponível em: https://seer.pgsskroton.com/index.php/ensino/article/view/8499 . Acesso em: 29/09/2021
Araújo AYCC de; Julião KL; Carvalho Neta EM de; Pinheiro JSR; Barros RA da S; Ferreira HS; Pinto AGA. Tecnologia da Informação e Comunicação para o ensino na saúde: um relato de experiência. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais. [online], volume 5, n. 2. Fortaleza, abr./jul., 2020, p. 40-54. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/43379/161833 . Acesso em: 29/09/2021
Schall VT. Divulgação científica sobre saúde e ambiente para crianças: o valor da literatura, do lúdico e das experiências significativas em museus de ciências. Salto para o Futuro, volume 20, n. 2. 2010, p. 15-21.
Holliday OJ. Para sistematizar experiências. 2. ed. Brasília: MMA, 2006, p. 128. Disponível em: https://www.ufpb.br/redepopsaude/contents/biblioteca-1/para-sistematizar-experiencias/para-sistematizar-experiencias-livro-oscar-jara.pdf/view . Acesso em: 29/09/2021
Silva PA; Madeira MR; Frichembruder K. O Universo de Oris. Porto Alegre: UFRGS, 2019, p. 16 ISBN 978-85-66094-64-0
Rodrigues Junior JC; Rebouças CBA; Castro RCMB; Oliveira PMP; Almeida PC; Pagliuca LMF. Construção de vídeo educativo para a promoção da saúde ocular em escolares. Texto e Contexto Enfermagem, volume 26 n. 2. Florianópolis, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/ZzNCSYS5HXbLPmrFRPYTyRK/?lang=pt&format=pdf . Acesso em: 29/09/2021
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.