Processo seletivo para discentes da Pós-graduação Lato Sensu em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás
Keywords:
Critérios de Admissão Escola, Estratégias de eSaúde, EspecializaçãoAbstract
Objetivo: Descrever o processo seletivo de discentes da primeira turma da Pós-graduação Lato Sensu em Saúde Digital. Método: Trata-se de relato de experiência. O processo foi regulamentado por Edital público, executado em três fases: prova online simultânea (Fase 1), análise documental (Fase 2) e de currículo padronizado (Fase 3). Nas Fases 2 e 3, houve participação de banca avaliadora. Resultados: O processo seletivo ocorreu entre 27/01/2021 e 12/07/2021. Foram realizadas 11.527 inscrições. Na Fase 1, entre 4.099 candidatos(as) que realizaram a prova, 865 foram classificados(as), 347 aprovados(as) na Fase 2 e 150 classificados(as) na Fase 3. Entre os(as) matriculados(as), estão pessoas residentes em todas as Unidades da Federação, exceto no Amapá, sendo 137 servidores públicos, 9 do setor privado e 4 sem vínculo empregatício. A maioria é da área da saúde (66%). Do total, foram aprovadas 4 pessoas com deficiência, 18 pretos e 36 pardos. Conclusão: Pelo considerável número de inscrições, o processo seletivo revelou uma demanda reprimida na área da Saúde Digital. Permitiu selecionar a população-alvo e contemplou todas as Grandes Regiões brasileiras, especialmente, na área da saúde e de tecnologia da informação, reforçando, ainda, o compromisso com as Ações Afirmativas da UFG.
Downloads
References
Braga RD, Amaral RG, Carvalho, ST. Edital Nº 01, de 27/01/2021. 2021. 30 p. Disponível em: https://especializacao.cgis.ufg.br/static/media/EditalPrincipal_31-05-2021.281e535b.pdf. Acesso em 8 nov. 2021.
Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Departamento de Informática do SUS. Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_saude_digital_Brasil.pdf. Acesso em 8 nov. 2021.
Braga RD, Amaral RG, Carvalho, ST. Cronograma para inscrição da Turma de 2021 da Especialização em Saúde Digita. Disponível em: https://especializacao.cgis.ufg.br/p/cronograma. Acesso em 8 nov. 2021.
Silva AN, Santos AMG, Cortez EA, Cordeiro BC. Limites e possibilidades do ensino à distância (EaD) na educação permanente em saúde: revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2015, v. 20, n. 4 p. 1099-1107. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232015204.17832013. Acesso em 8 nov. 2021.
Universidade Federal de Goiás. Centro de Seleção. Disponível em: https://centrodeselecao.ufg.br/portal/login. Acesso em 8 nov. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.