A informação em saúde na formação do bibliotecário no Brasil: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação
Keywords:
Informação em saúde, Biblioteconomia, Formação profissionalAbstract
Introdução: Este artigo busca examinar a inserção de disciplinas que abordam a temática informação em saúde, por meio de uma análise dos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja produção dos dados se deu por meio da análise de conteúdo, fundamentada em Bardin. Foram examinadas, minuciosamente, as disciplinas e seus ementários, no intuito de verificar a abordagem de temáticas inerentes à informação em saúde na formação do profissional da informação em território nacional. O referencial teórico apresenta bibliografias que abordam aspectos da formação do bibliotecário no Brasil, informação em saúde, práticas educativas em saúde e competências do profissional da informação em saúde. Resultados: Os resultados da investigação demonstram diferenças significativas na inserção de disciplinas que versam sobre as temáticas da informação em saúde nas diferentes regiões do país. Conclusão: Os dados apontam para a necessidade de se repensar a educação bibliotecária na contemporaneidade, em virtude das transformações decorrentes dos processos de prevenção e promoção da saúde da população.
Downloads
References
Piaget J. Problémes Géneraux de la Recherche Interdisciplinaire et Mécanismes Communs. In: Piaget J. Épistémologie des Sciences de l’Homme. Paris: Gallimard; 1981. p. 251-377.
Castro CA. História da Biblioteconomia Brasileira: perspectiva histórica. Brasília, DF: Thesaurus; 2000.
Ministério da Educação (BR), Conselho Nacional de Educação. Parecer CES 492/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia [Internet]. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação; 2001 [acesso em 11 jan. 2021]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf
Saracevic T. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspect. Ciênc. Inf. 1996;1(1):41-62.
Santos APL, Rodrigues MEF. Ciência da Informação: demarcação teórico-disciplinar e as interações interdisciplinares com a Biblioteconomia [Internet]. Transinformação. 2014 [acesso em 10 jan. 2021];26(1):91-100. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tinf/v26n1/a09.pdf
Silveira FJN, Reis AS. Biblioteca como Lugar de Práticas Culturais: uma discussão a partir dos currículos de Biblioteconomia no Brasil [Internet]. In: 9º Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação; 28 set.-1 out. 2008; São Paulo: USP; 2008 [acesso em 28 jan. 2021]. p. 1-15. Disponível em: http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/bitstream/handle/123456789/1842/Biblioteca.pdf?sequence=1
Mischiati AC, Valentim MLP. Reflexões sobre Ética e a Atuação Profissional do Bibliotecário [Internet]. Transinformação. 2005 [acesso em 28 nov. 2016];17(3):209-20. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tinf/v17n3/01.pdf
Capurro R, Hjorland B. O Conceito de Informação. Perspect. Ciênc. Inf. 2007;12(1):148-207.
Brito LJ, Oliveira J, Fernandes P, Santana S. Competências do Profissional de Informação em Saúde: considerações iniciais [Internet]. In: Duarte Z, Farias L, organizadores. A Medicina na Era da Informação. Salvador: EDUFBA; 2009 [acesso em 17 jan. 2021]. p. 365-74. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/160/4/A%20medicina%20na%20era%20da%20informacao.pdf
Ferreira CF, Dias, GN, Franciscon IN, Mota JPT, Oliveira TQ. Organização Mundial da Saúde (OMS): guia de estudos [Internet]. Brasília, DF: SiNUS; 2014 [acesso em 4 mar. 2021]. Disponível em: https://sinus.org.br/2014/wp-content/uploads/2013/11/OMS-Guia-Online.pdf
Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal; 1988.
Galvão MCB, Ferreira JBB, Ricarte ILM. Usuários da Informação sobre Saúde. In: Casarin HCS, organizadora. Estudos de Usuário da Informação. Brasília, DF: Thesaurus; 2014. p. 183-219.
Alves GG, Aerts D. As Práticas Educativas em Saúde e a Estratégia Saúde da Família. Ciênc. Saúde Colet. 2011;16(1):319-25.
Ministério da Saúde (BR). Relatório Final da 8ª Conferência Nacional de Saúde [Internet]; 17-21 mar. 1986; Brasília, DF: Ministério da Saúde; 1986 [acesso em 6 mar. 2021]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/8_conferencia_nacional_saude_relatorio_final.pdf
Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB). Resolução nº 6, 13 de julho de 1966 [Internet]. Diário Oficial da União. 17 ago. 1966. [acesso em 11 jan. 2021]; seção 1:2361. p. 2361. Disponível em: http://repositorio.cfb.org.br/handle/123456789/64
Ministério da Saúde (BR), Secretaria Nacional de Assistência à Saúde. ABC do SUS: doutrinas e princípios [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 1990 [acesso em 6 mar. 2021]. Disponível em: http://www.pbh.gov.br/smsa/bibliografia/abc_do_sus_doutrinas_e_principios.pdf
World Health Organization (WHO). Health Promotion Glossary. Geneva: WHO; 1998.
Institute of Medicine. Health literacy, eHealth, and Communication: putting the consumer first: workshop summary. Washington: The National Academies; 2009.
Leite VEJA, Neves BC. Computação Cognitiva na Perspectiva da Informação em Saúde [Internet]. Rev Font Doc. 2019 [acesso em 11 jan. 2021];2(1):60-6. Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/fontesdocumentais/article/view/421
Moore M, Loper KA. An Introduction to Clinical Decision Support Systems [Internet]. Journal of Electronic Resources in Medical Libraries. 2011 [acesso em 16 jan. 2021];8(4):348-66. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/15424065.2011.626345
Puga MES, Oliveira DSO. Bibliotecário de Saúde: atuação, competências, experiência e desafios [Internet]. In: Silva FCC, organizador. O Perfil das Novas Competências na Atuação Bibliotecária. Florianópolis: Rocha; 2020 [acesso em 11 jan. 2021]. p. 549-82. Disponível em: http://bit.ly/PERFILBIBLIO
Everhart JL, Haskell H, Khan A. Patient – and Family – Centered Care: leveraging best practices to improve the care of hospitalized children. Pediatr Clin North Am. 2019;66(4):775-89.
Cellard A. A Análise Documental. In: Poupart J, Deslauriers JP, Groulx LH, Laperrière A, Mayer R, Pires AP. A Pesquisa Qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes; 2008. p. 295-316.
Controladoria-Geral da União (BR). Manual e-SIC: guia do cidadão [Internet]. Brasília, DF: Controladoria-Geral da União; 2018 [acesso em 6 nov. 2021]. Disponível em: https://bityli.com/HaLSu
Bardin L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.
Flick U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed; 2009.
Libâneo JC. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa; 2004.
Targino MG. A Biblioteca do Século XXI: novos paradigmas ou meras expectativas?. Inf. Soc. 2010;20(1):39-48.
Barros CM, Cunha MV, Café LMA. Estudo Comparativo dos Currículos dos Cursos de Biblioteconomia no Brasil. Inf. Inf. 2018;23(1):290-310.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.