A informação em saúde na formação do bibliotecário no Brasil: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação

Authors

Keywords:

Informação em saúde, Biblioteconomia, Formação profissional

Abstract

Introdução: Este artigo busca examinar a inserção de disciplinas que abordam a temática informação em saúde, por meio de uma análise dos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja produção dos dados se deu por meio da análise de conteúdo, fundamentada em Bardin. Foram examinadas, minuciosamente, as disciplinas e seus ementários, no intuito de verificar a abordagem de temáticas inerentes à informação em saúde na formação do profissional da informação em território nacional. O referencial teórico apresenta bibliografias que abordam aspectos da formação do bibliotecário no Brasil, informação em saúde, práticas educativas em saúde e competências do profissional da informação em saúde. Resultados: Os resultados da investigação demonstram diferenças significativas na inserção de disciplinas que versam sobre as temáticas da informação em saúde nas diferentes regiões do país. Conclusão: Os dados apontam para a necessidade de se repensar a educação bibliotecária na contemporaneidade, em virtude das transformações decorrentes dos processos de prevenção e promoção da saúde da população.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Filipe Xerxeneski da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação em Ciências (UFRGS). Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Gabriela Fernanda Cé Luft, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Lizandra Brasil Estabel, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação (UFRGS). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Coordenadora do Programa CERLIJ: Leitura, Informação, Acessibilidade e Literatura no Curso Técnico em Biblioteconomia, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Eliane Lourdes da Silva Moro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação (UFRGS). Professora no Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

References

Piaget J. Problémes Géneraux de la Recherche Interdisciplinaire et Mécanismes Communs. In: Piaget J. Épistémologie des Sciences de l’Homme. Paris: Gallimard; 1981. p. 251-377.

Castro CA. História da Biblioteconomia Brasileira: perspectiva histórica. Brasília, DF: Thesaurus; 2000.

Ministério da Educação (BR), Conselho Nacional de Educação. Parecer CES 492/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia [Internet]. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação; 2001 [acesso em 11 jan. 2021]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf

Saracevic T. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspect. Ciênc. Inf. 1996;1(1):41-62.

Santos APL, Rodrigues MEF. Ciência da Informação: demarcação teórico-disciplinar e as interações interdisciplinares com a Biblioteconomia [Internet]. Transinformação. 2014 [acesso em 10 jan. 2021];26(1):91-100. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tinf/v26n1/a09.pdf

Silveira FJN, Reis AS. Biblioteca como Lugar de Práticas Culturais: uma discussão a partir dos currículos de Biblioteconomia no Brasil [Internet]. In: 9º Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação; 28 set.-1 out. 2008; São Paulo: USP; 2008 [acesso em 28 jan. 2021]. p. 1-15. Disponível em: http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/bitstream/handle/123456789/1842/Biblioteca.pdf?sequence=1

Mischiati AC, Valentim MLP. Reflexões sobre Ética e a Atuação Profissional do Bibliotecário [Internet]. Transinformação. 2005 [acesso em 28 nov. 2016];17(3):209-20. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tinf/v17n3/01.pdf

Capurro R, Hjorland B. O Conceito de Informação. Perspect. Ciênc. Inf. 2007;12(1):148-207.

Brito LJ, Oliveira J, Fernandes P, Santana S. Competências do Profissional de Informação em Saúde: considerações iniciais [Internet]. In: Duarte Z, Farias L, organizadores. A Medicina na Era da Informação. Salvador: EDUFBA; 2009 [acesso em 17 jan. 2021]. p. 365-74. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/160/4/A%20medicina%20na%20era%20da%20informacao.pdf

Ferreira CF, Dias, GN, Franciscon IN, Mota JPT, Oliveira TQ. Organização Mundial da Saúde (OMS): guia de estudos [Internet]. Brasília, DF: SiNUS; 2014 [acesso em 4 mar. 2021]. Disponível em: https://sinus.org.br/2014/wp-content/uploads/2013/11/OMS-Guia-Online.pdf

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal; 1988.

Galvão MCB, Ferreira JBB, Ricarte ILM. Usuários da Informação sobre Saúde. In: Casarin HCS, organizadora. Estudos de Usuário da Informação. Brasília, DF: Thesaurus; 2014. p. 183-219.

Alves GG, Aerts D. As Práticas Educativas em Saúde e a Estratégia Saúde da Família. Ciênc. Saúde Colet. 2011;16(1):319-25.

Ministério da Saúde (BR). Relatório Final da 8ª Conferência Nacional de Saúde [Internet]; 17-21 mar. 1986; Brasília, DF: Ministério da Saúde; 1986 [acesso em 6 mar. 2021]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/8_conferencia_nacional_saude_relatorio_final.pdf

Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB). Resolução nº 6, 13 de julho de 1966 [Internet]. Diário Oficial da União. 17 ago. 1966. [acesso em 11 jan. 2021]; seção 1:2361. p. 2361. Disponível em: http://repositorio.cfb.org.br/handle/123456789/64

Ministério da Saúde (BR), Secretaria Nacional de Assistência à Saúde. ABC do SUS: doutrinas e princípios [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 1990 [acesso em 6 mar. 2021]. Disponível em: http://www.pbh.gov.br/smsa/bibliografia/abc_do_sus_doutrinas_e_principios.pdf

World Health Organization (WHO). Health Promotion Glossary. Geneva: WHO; 1998.

Institute of Medicine. Health literacy, eHealth, and Communication: putting the consumer first: workshop summary. Washington: The National Academies; 2009.

Leite VEJA, Neves BC. Computação Cognitiva na Perspectiva da Informação em Saúde [Internet]. Rev Font Doc. 2019 [acesso em 11 jan. 2021];2(1):60-6. Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/fontesdocumentais/article/view/421

Moore M, Loper KA. An Introduction to Clinical Decision Support Systems [Internet]. Journal of Electronic Resources in Medical Libraries. 2011 [acesso em 16 jan. 2021];8(4):348-66. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/15424065.2011.626345

Puga MES, Oliveira DSO. Bibliotecário de Saúde: atuação, competências, experiência e desafios [Internet]. In: Silva FCC, organizador. O Perfil das Novas Competências na Atuação Bibliotecária. Florianópolis: Rocha; 2020 [acesso em 11 jan. 2021]. p. 549-82. Disponível em: http://bit.ly/PERFILBIBLIO

Everhart JL, Haskell H, Khan A. Patient – and Family – Centered Care: leveraging best practices to improve the care of hospitalized children. Pediatr Clin North Am. 2019;66(4):775-89.

Cellard A. A Análise Documental. In: Poupart J, Deslauriers JP, Groulx LH, Laperrière A, Mayer R, Pires AP. A Pesquisa Qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes; 2008. p. 295-316.

Controladoria-Geral da União (BR). Manual e-SIC: guia do cidadão [Internet]. Brasília, DF: Controladoria-Geral da União; 2018 [acesso em 6 nov. 2021]. Disponível em: https://bityli.com/HaLSu

Bardin L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.

Flick U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed; 2009.

Libâneo JC. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa; 2004.

Targino MG. A Biblioteca do Século XXI: novos paradigmas ou meras expectativas?. Inf. Soc. 2010;20(1):39-48.

Barros CM, Cunha MV, Café LMA. Estudo Comparativo dos Currículos dos Cursos de Biblioteconomia no Brasil. Inf. Inf. 2018;23(1):290-310.

Published

2022-02-13