'Alô, mamãe':

projeto de apoio remoto às gestantes e puérperas durante a pandemia

Authors

  • Denise Leal de Souza FURB
  • Pietra Duarte Böni Universidade Regional de Blumenau
  • Daniela Maysa de Souza
  • Sophia Mariana Resende

Keywords:

pandemias, educação de graduação em medicina, materiais de ensino

Abstract

Introdução: Sendo a gestação um período de diversas alterações fisiológicas no organismo materno, com tendência a apresentar complicações diversas, a Organização Mundial da Saúde classificou as gestantes como grupo de risco para Covid-19. Objetivo: Relatar a experiência de criação do projeto ‘Alô Mamãe’, realizado pelos acadêmicos da 3ª e 4ª fase do Curso de Medicina da Universidade Regional de Blumenau. Método: Estudo descritivo, tipo relato de experiência. A partir das demandas locais de uma unidade básica de saúde de Blumenau-SC, foi realizado contato com dez gestantes, via aplicativo de troca de mensagens, para orientação e envio dos materiais educativos. Resultado: Foram produzidos vídeos, cartilhas e vídeos que abordaram os temas puerpério e as mudanças na família com a chegada do bebê, depressão pós-parto, gravidez saudável e sinais de alerta. Conclusão: O projeto ‘Alô Mamãe’ permitiu aos estudantes o aprofundamento dos temas abordados e a instrumentalização para as futuras práticas na atenção básica, com uma aproximação às metodologias ativas, com estímulo à criatividade e autonomia, de forma a conseguir levar informações de qualidade a este grupo prioritário no contexto pandêmico.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.446, de 11 de novembro de 2014. Redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

Furb. Universidade Regional de Blumenau. Divisão de Registros Acadêmicos. Ementas por Currículo. Medicina. Blumenau: FURB, 2019.

Oliveira E, Freitas TC, Souza MR, Mendes NCSGM, Almeida TR, Dias LC. A educação a distância (EaD) e os novos caminhos da educação após a pandemia ocasionada pela Covid-19.Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p. 52860-52867,jul. 2020.

Barbosa AM, Viegas MAS, Batista RLNFF. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiência de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Rev. Augustus, ISSN: 1981-1896, Rio de Janeiro, v.25, n. 51, p. 255-280, jul./out. 2020.

Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de Abril de 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf.

Victora CG, Aquino EML, Leal MC, Monteiro CA, Barros FC, Szwarcwald CL. Maternal and child health in Brazil: progress and challenges. Lancet 2011; 377:1863-76.

Viega MV. Anemias e gravidez: Diagnóstico, Orientação e Tratamento. Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, 2019.

Souza BMS, Souza SF, Rodrigues RTS. O puerpério e a mulher contemporânea: uma investigação sobre a vivência e os impactos da perda da autonomia.Rev. SBPH vol.16 no.1, Rio de Janeiro,Jan./Jun. - 2013

Estrela FM, Silva KK, Cruz MA, Gomes NP. Gestantes no contexto da pandemia da Covid-19: reflexões e desafios. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 30(2), e300215, 2020.

Manual Técnico: Pré-Natal e Puerpério: Atenção Qualificada e Humanizada. Série Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos - Caderno no 5. Brasília - DF, 2006.

Mulheres Grávidas e Puérperas diante do Coronavírus. Instituto Patrícia Galvão e Instituto Locomotiva.

Schmidt EB, Piccoloto NM, Müller MC. Depressão pós-parto: fatores de risco e repercussões no desenvolvimento infantil. Psico-USF, v. 10, n. 1, p. 61-68, jan./jun. 2005

Emidio, T. S., & Hashimoto, F. (2010). Poder Feminino e Poder Materno: Reflexões Sobre a Construção da Identidade Feminina e da Maternidade. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 5(2), 27–36.

Oliveira, SCD, Costa, DGDL., Cintra, AMDA, Freitas, MPD, Jordão, CDN, Barros, JFS, & Frank, TC (2021). Telenfermagem na COVID-19 e saúde materna: WhatsApp® como ferramenta de apoio. Acta Paulista de Enfermagem, 34.

Ferreira, F. V., Madeira, J. C., Nicorena, C. G., Correa, S. L. P., Canova, J. M., Wentz, D. E., & Bellaver, L. M. R. (2022). Relato de experiência extensionista-atenção fisioterapêutica à saúde de gestantes em modo remoto sob o contexto da pandemia da Covid-19. Research, Society and Development, 11(8), e12111830052-e12111830052.

Wild CF, Nietsche EA, Salbego C, Teixeira E, Favero NB. Validação de cartilha educativa: uma tecnologia educacional na prevenção da dengue. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, p. 1318-1325, 2019.

Berbel NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências sociais e humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

Published

2024-02-07