Novos repertórios para a prática profissional na Atenção Primária em Saúde: concepções de egressos da especialização no âmbito da Estratégia Saúde da Família
Keywords:
Especialização, Educação à distância, Saúde da FamíliaAbstract
Introdução: Partindo do objeto desta investigação, sobre as reverberações na prática dos egressos dos cursos de especialização no âmbito da Saúde da Família, da Rede UNA-SUS, este estudo teve como objetivo analisar as concepções de egressos sobre ganho de repertórios para a prática profissional advindas da especialização, no contexto da Atenção Primária em Saúde (APS). Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, transversal, com amostragem não probabilística. Foram realizadas 19 entrevistas com egressos que atuavam em unidades de saúde das cinco regiões do país. Para a produção dos dados, foi utilizado um roteiro semiestruturado, pré-testado, discutido e validado entre pares. Para a análise dos resultados, foi elaborada uma planilha para o processamento, utilizado o software Nvivo e observada a relação entre semelhanças e diversidades produzidas, relacionando sujeitos, atributos e condições sociais em que deram as práticas profissionais na APS. Resultados e discussão. Os resultados apontam que a especialização possibilitou ganhos quanto ao aprimoramento da prática profissional e implementação de ações aprendidas ao longo do processo educativo, potencializando o trabalho na APS. Conclusão: Reconhecendo o papel da educação à distância para a qualificação dos profissionais da APS, tem-se agora o desafio de avançar na inserção de novas tecnologias em saúde.
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