Análise do Perfil dos Profissionais de Enfermagem que participam de cursos da UNA-SUS sobre COVID-19

Authors

Keywords:

Educação Permanente, Enfermagem, Sistema Único de Saúde

Abstract

Objetivos analisar o perfil dos profissionais de enfermagem que cursaram as ofertas educacionais do sistema UNA-SUS. Métodos: foram feitas análises estatísticas e descritivas dos dados obtidos pelo banco de dados da Plataforma Arouca no período de março de 2020 a dezembro de 2021. Um instrumento foi criado, validado e aplicado com participantes dos participantes. Resultados: A maioria dos matriculados é composta por Enfermeiros (95,95%), sendo a maioria dos participantes de São Paulo. Trabalhadores das Equipes de Atenção Básica corresponderam a 50,72% dos matriculados, reforçando a efetividade dos cursos da UNA-SUS para profissionais do SUS. Conclusão: a UNA-SUS é um forte pilar nas estratégias de educação permanente em saúde, cumprindo seu objetivo de atender as demandas dos profissionais do SUS.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Victor Madeira Silva, Universidade de Brasília/Faculdade da Ceilândia e Secretaria Executiva da UNA-SUS

Graduando em Enfermagem. Universidade de Brasília/Faculdade da Ceilândia e Secretaria Executiva da UNA-SUS.

Josué Miguel de Oliveira, Universidade de Brasília e Secretaria Executiva da UNA-SUS

Mestrando em Odontologia (Saúde Bucal Coletiva). Universidade de Brasília e Secretaria Executiva da UNA-SUS.

Jonatas Reis Bessa, Universidade Federal da Bahia e Secretaria Executiva da UNA-SUS

 Doutor em Psicologia do Desenvolvimento. Universidade Federal da Bahia e Secretaria Executiva da UNA-SUS.

Kellen Cristina da Silva Gasque, Fiocruz Brasília e Secretaria Executiva da UNA-SUS

Doutora em Odontologia. Pesquisadora em Saúde Pública. Fiocruz Brasília e Secretaria Executiva da UNA-SUS.

References

1. BRASIL. Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União 1990; 20 set.
2. Backes, Dirce Stein, et al. "O papel profissional do enfermeiro no Sistema Único de Saúde: da saúde comunitária à estratégia de saúde da família." Ciência & Saúde Coletiva 17.1 (2012): 223-230.
3. SILVA, Francisca Valda da. Enfermagem no combate à pandemia da COVID-19. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, 2020.
4. CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE (CNES). Disponível em: https://cnes.datasus.gov.br/pages/profissionais/extracao.jsp. Consulta em 24 de março de 2022.
5. SILVA, Manoel Carlos Neri da; MACHADO, Maria Helena. Sistema de Saúde e Trabalho: desafios para a Enfermagem no Brasil. Ciência & saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 7-13, jan. 2020.
6. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política nacional de educação permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf. Acesso em: 24 de março de 2022.
7. AROUCA. UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNA-SUS em números. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/numeros/arouca. Acesso em: 24 de março de 2022.
8. TEIXEIRA, Juliana Fernandes; MARTINS, Allysson Viana. Fact-checking no combate às fake news sobre a COVID-19: um estudo exploratório das agências digitais de checagem de fatos contra a desinformação da pandemia: Fact-checking in the fight against fake news about COVID-19: an exploratory study of digital fact-checking agencies against pandemic disinformation. Comunicação & Inovação, v. 21, n. 47, 2020.
9. Paixão GL de S, de Freitas MI, Cardoso L da CC, Carvalho AR, da Fonseca GG, de Andrade AFSM, Passos TS, Torres RC. Estratégias e desafios do cuidado de enfermagem diante da pandemia da covid-19 / Strategies and challenges of nursing care in the face of covid-19 pandemic. BJDV [Internet]. 2021 Feb. 24 [cited 2022 Dec. 10];7(2):19125-39. Available from: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25205
10. Marques, Lorraine Cichowicz et al. COVID-19: NURSING CARE FOR SAFETY IN THE MOBILE PRE-HOSPITAL SERVICE. Texto & Contexto - Enfermagem [online]. 2020, v. 29 [Acessado 9 Dezembro 2022], e20200119. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0119>. Epub 22 Jun 2020. ISSN 1980-265X. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0119.
11. Conselho Federal de Enfermagem (BR). Lei 7498 de 25 de junho de 1986 do Conselho Federal de Enfermagem (BR). Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providências. In: COREN/SP. Documentos básicos de enfermagem: Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares. São Paulo: COREN/SP; 2001. p. 36-41.
12. Farias WD de, Oliveira JM de, Conceição JRB da, Caldeira FID, Gasque KC da S. Adesão dos trabalhadores da odontologia em ofertas de educação permanente sobre covid-19 oferecidos pelo sistema UNA-SUS: um estudo transversal. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais. [online], volume 7, número especial V –28° Encontro da Rede UNA-SUS. Editor responsável: Luiz Roberto de Oliveira. Fortaleza, novembro de 2022, p. 34-46Disponível em: http://periodicos.ufc.br/resdite/index. Acesso em 03/12/2022.
13. Padilha, MICS. Mancia, JR. Florence Nightingale e as irmãs de caridade: revisitando a história. Rev Bras Enf, 2005 nov-dez: 58(6):723-6. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/reben/v58n6/a18v58n6.pd>. Acesso em 01 de abr. 2021.
14. GEOVANINI, T. et al. História da Enfermagem: versões e interpretações. 4ed. Rio de Janeiro: Revinter Editora, 2019.
15. Lorenzetti, Jorge et al. Health management in Brazil: dialogue with public and private managers. Texto & Contexto - Enfermagem [online]. 2014, v. 23, n. 02 [Acessado 24 Dezembro 2022], pp. 417-425. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104-07072014000290013>. ISSN 1980-265X. https://doi.org/10.1590/0104-07072014000290013.
16. Medeiros, Adriane Calvetti de et al. Gestão participativa na educação permanente em saúde: olhar das enfermeiras. Revista Brasileira de Enfermagem [online]. 2010, v. 63, n. 1 [Acessado 24 Dezembro 2022], pp. 38-42. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0034-71672010000100007>. Epub 16 Mar 2010. ISSN 1984-0446. https://doi.org/10.1590/S0034-71672010000100007.
17. Signor E, Silva LAA da, Gomes IEM, Ribeiro RV, Kessler M, Weiller TH, Peserico A. Educação Permanente em saúde: desafios para a gestão em saúde pública. Rev Enferm UFSM [Internet]. 2º de abril de 2015 [citado 24º de dezembro de 2022];5(1):01-1. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/14766.
18. Weykamp JM, Cecagno D, Vieira FP, Siqueira HCH de. Educação permanente em saúde na atenção básica: percepção dos profissionais de enfermagem. Rev Enferm UFSM [Internet]. 30º de junho de 2016 [citado 10º de dezembro de 2022];6(2):281-9. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/16754.
19. Silva Viana DM, Nogueira CA, Araújo R de S, Vieira R de M, de Siqueira Rennó HM, de Oliveira VC. A educação permanente em saúde na perspectiva do enfermeiro na estratégia de saúde da família. R. Enferm. Cent. O. Min. [Internet]. 8º de outubro de 2015 [citado 10º de dezembro de 2022];. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/recom/article/view/470.

Published

2023-03-08