O uso da internet e do lúdico como ferramentas para a educação em saúde nas orientações perioperatórias
Resumen
Objetivo: apresentar um relato de experiência do processo de elaboração de uma matriz de competência em informática em Enfermagem para enfermeiros iniciantes nessa prática. Método: Foi adotado o referencial de competências de Staggers, Gassert e Curran (2002) e de Gonçalves (2013). 11 competências de enfermeiros iniciantes referentes à categoria “conhecimentos em informática” foram selecionadas e relacionadas a 17 objetivos educacionais específicos e respectivo conteúdo programático disposto em quatro módulos. Resultados: Para melhor visualização das relações entre competências, objetivos, conteúdos e módulos foi elaborado um mapa mental, o qual subsidiou a proposta de plano de curso baseado em competências em informática em Enfermagem. Esse plano de curso contempla um conteúdo programático focado no conhecimento em informática aplicado à prática profissional do enfermeiro. Conclusões: O processo de elaboração da matriz, o qual incluiu a análise com outros referenciais teóricos sobre competências em informática em Enfermagem, apresenta resultados que contribuem para implementação de disciplinas de Informática em Enfermagem baseados em competências, nos cursos de graduação em Enfermagem.
Descargas
Citas
Perrando MS, Beuter M, Brondani CM, Roso CC, Santos TM, Predebon GR. O preparo pré-operatório na ótica do paciente cirúrgico. Rev Enferm UFSM. 2011; 1(1):61-70..
Giron MN, Berardinelli LMM, SantosS FHE. O acolhimento no centro cirúrgico na perspectiva do usuário e a política nacional de humanização. Rev enferm UERJ. 2013; 21:766-71.
Barbosa AC, Terra FS, Carvalho JBV. Humanização asistencial ao paciente no perioperatório. Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2014 set/out; 22(5):699-704.
Silva JP, GaranhaniI ML. O significado do cuidado perioperatório para a criança cirúrgica. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2011 abr/jun;13(2):259-68.
Garcia SD, Garanhani ML, Tramontini CC, Vannuchi MTO. O significado do cuidado perioperatório para o idoso. Rev Enferm UFSM. 2014; 4(1):55-66
Costa, V de S F Rev. SBPH vol.13 no.2, Rio de Janeiro - Julho/dez. – 2010.
Silvestre et al. Uso da internet pelos pacientes como fonte de informação em saúde e a sua influência na relação médico-paciente. Revista da AMRIGS, Porto Alegre, 56 (2): 149-155, abr.-jun. 2012.
Moretti, FA. Acesso a informações de saúde na internet: uma questão de saúde pública? Rev Assoc Med Bras 2012; 58(6):650-658.
ASCARI. RA. et al. Percepções do paciente cirúrgico no período pré-operatório acerca da assistência de enfermagem. Rev enferm UFPE [on line]. Recife, 7(4):1136-44, abr., 2013.
Birrer, J. A. et al. Avaliação das orientações pré-operatórias prestadas a clientes da unidade de clínica cirúrgica do Hospital Universitário de Santa Maria (UFSM). Biblioteca Lascasas, 2012. Disponível em: <http://www.indexf.com/lascasas/documentos/lc0676.php>. Acesso em 1 mar. 2017.
Dissen, C. M. et al. Educação em saúde no pré-operatório: uma vivência de acadêmicas de enfermagem. Revista Contexto e Saúde, Ijuí v. 10. n. 20. Jan./Jun. 2011.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.