Sala virtual em anatomia humana como estratégia facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem

Autores/as

  • Iracema Hermes Pires de Mélo Montenegro Universidade de Pernambuco http://orcid.org/0000-0003-2770-8060
  • Diego Pires Rocha Universidade de Pernambuco – UPE
  • Giliarde Almeida da Silva Universidade de Pernambuco – UPE
  • Rafaela Morais da Silva Universidade de Pernambuco – UPE

Resumen

Objetivo: Desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) em Anatomia Humana. Metodologia: Este relato de experiência descreve uma sala virtual criada de forma complementar ao ensino da Anatomia Humana de uma universidade pública do Vale do São Francisco. O administrador configurou a sala virtual e os moderadores possuem acesso às avaliações e realizam intervenções. A sala foi organizada em doze tópicos, sendo o primeiro desses “Apresentação da disciplina”, contendo informações sobre a disciplina e AVA, assim como uma pesquisa sobre as características sociodemográficas e de aprendizagem do acadêmico. Dez tópicos sobre os conteúdos das disciplinas, contendo as aulas teóricas do sistema anatômico abordado, textos didáticos, links para materiais de livre acesso, questionários e fóruns com casos clínicos para discussão. O último tópico “Avaliação da disciplina” contém uma pesquisa com feedback. As atividades eram monitoradas proporcionando interação com os acadêmicos. Resultado: Todos os acadêmicos aderiram à sala virtual de maneira total ou parcial. O perfil da turma pode ser traçado a fim de delinear estratégias de ensino. Os tópicos relacionados aos conteúdos foram acessados por todos os estudantes, e as atividades (fóruns e questionários) respondidas de maneira satisfatória. As respostas à avaliação da disciplina foram pouco aderidas, mas houve positividade nas respostas. Conclusão: As tecnologias de informação e comunicação são importantes para o processo de ensino-aprendizagem. A sala virtual em Anatomia Humana proporcionou a participação ativa dos discentes inscritos na plataforma, favorecendo a aprendizagem ativa e colaborativa.

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Biografía del autor/a

Iracema Hermes Pires de Mélo Montenegro, Universidade de Pernambuco

Professora de Anatomia Humana. Colegiado de Nutrição daUniversidade de Pernambuco.

Diego Pires Rocha, Universidade de Pernambuco – UPE

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialização em Morfologia pela UFPE, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Doutorando em Educação, UFRGS. Atualmente é Professor Assistente da Universidade de Pernambuco.

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Publicado

2018-12-27