Ensino da Informática Biomédica nas graduações em medicina no Brasil
diagnóstico situacional
DOI:
https://doi.org/10.36517/resdite.v4.n1.2019.a2Resumen
Objetivo: Averiguar o ensino da Informática Biomédica (IB) nos cursos de medicina no Brasil, e a produção científica nacional acerca do tema, construindo diagnóstico situacional, devido a necessidade da formação frente às iniciativas para implantar aplicações das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDICs) na saúde, no contexto da Informática em Saúde (IS). Método: Pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, priorizando trabalhos de revisão dos últimos cinco anos, incluindo página do Ministério da Educação e repositórios de dissertações e teses. Resultados: Identificados pouco mais de 300 cursos de medicina em funcionamento, menos de um quinto mencionou ações relacionadas ao ensino da IB/IS, ou relativo às TDIC. Nenhuma publicação em periódicos nacionais encontrada nos últimos quinze anos. Conclusão: O ensino da IB/IS na graduação médica é escasso, sendo impossível avaliar a qualidade do que existe ou ações para melhoria da competência digital. As publicações nacionais sobre o tema são raras.
Descargas
Citas
Brant LC, Melo M do CB de, Faraco CMF, Vasconcelos LT. Efeitos adversos das tecnologias informacionais e comunicacionais na produção do conhecimento em saúde. Gerais Rev Saúde Pública do SUS/MG [Internet]. 2017 Aug 25 [cited 2019 Apr 8];2(1):95–104. Available from: http://revistageraissaude.mg.gov.br/index.php/gerais41/article/view/295
Shortliffe E. Biomedical Informatics. Computer Applications in Health Care and Biomedicine [Internet]. [cited 2019 Apr 8]. Available from: https://www.mendeley.com/library/
Sonnier P. . The Fourth Wave: Digital Health. [Internet]. [cited 2019 Apr 8]. Available from: https://www.mendeley.com/library/#
Mendiola MS. La Informática Biomédica y la educación de los médicos: un dilema no resuelto. Educ Médica [Internet]. 2015 Jan 1 [cited 2019 Apr 8];16(1):93–9. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1575181315000145
Colepícolo E. Epistemologia da Informática em Saúde: entre a teoria e a prática [Internet]. [cited 2019 Apr 9]. Available from: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSP_478d7d3dcd074c6d62c2b9c950976c1b/Details
Hovenga E, Grain H. Learning, Training and Teaching of Health Informatics and its Evidence for Informaticians and Clinical Practice. Stud Health Technol Inform [Internet]. 2016 [cited 2019 Apr 9];222:336–54. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27198115
Sabbatini R. Instituto Edumed: Curso On-line de Fundamentos da Informática em Saúde.Aula 1- Introdução à Informática em Saúde [Internet]. [cited 2019 Apr 9]. Available from: http://www.edumed.org.br/cursos/IS-001.html
BIBLIOGRAFIAS CONSULTADAS
Bellini CGP, Giebelen E, Casali RRB. Limitações Digitais[Internet]. Inf. & Soc., 20(2):25-35,2010. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/4393/4447
Cavalcante RB, Kerr-Pinheiro MMG, Guimarães EAA, Miranda RM. Panorama de definição e implementação da Política Nacional de Informação em Saúde[Internet]. Cad. Saúde Pública, 31(5): 960-970, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2015000500008&lng=en&nrm=iso
Detmer DE. Interprofessional clinical informatics education and practice: Essentials for learning healthcare systems worldwide[Internet]. Journal of Interprofessional Care, 31(2): 187–189, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13561820.2016.1250554
Friedman CP. A Fundamental Theorem of Biomedical Informatics [Internet]. JAMIA, 16(2): 169-1 70, 2009. Disponível em: https://academic.oup.com/jamia/article/16/2/169/959379
Fossum M, Fruhling A, Moe CE, Thompson CB. Crossing Borders: Na Online Interdisciplinary Course in Health Informatics for Students From Two Countries[Internet]. CIN: Computers, Informatics, Nursing. 35(4): 186-193, 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28002116
Haux R. Prefácio. Ammenwerth E, Rigby M. Evidence-Based Health Informatics: Promoting Safety and Efficiency Through Scientific Methods and Ethical Policy. Amsterdam: IOS Press, 2016.p. 1-15.
Hira AY. Saúde digital: novo paradigma de convergência de tecnologias de informação para a atenção da saúde.[Tese de Doutorado].São Paulo: Escola Politécnica;2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-15072013-153738/pt-br.php
Hoyt RE, Hersh WR.. Health Informatics: Practical Guide. 7. Ed. Lulu.com, 2018. P. 486.
Lehmann CU, Longhurst CA, Hersh W, Mohan V, Levy BP, Embi PJ, et al. Clinical Informatics Fellowship Programs: In Search of a Viable Financial Model[Internet]. Appl Clin Inform., 6(2): 267-270, 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4493329/
Lipkin M. Historical Background on the Origin of Computer Medicine. Annual Symposium on Computer Application in Medical Care; Nov 1984.p.987-990. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2578563/
Luna D, Almares A, Mayan JC 3rd, González Bernaldo de Quirós F, Otero C. Health Informatics in Developing Countries: Going beyound Pilot Practices to Sustainable Implementations: A Review of Current Challenges[Internet]. Healthcare Informatics Research, 20(1): 3-10, 2014. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24627813
Ministério da Saúde: Comitê Gestor da Estratégia e-Saúde. ESTRATÉGIA e-SAÚDE PARA O BRASIL[publicação online]. Brasília-DF, 2017. Disponível em: http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/julho/12/Estrategia-e-saude-para-o-Brasil.pdf
Masic I, Pandza H. Medical Informatics Education-Past, Today and Future[Internet]. EJBI: European Journal for Biomedical Informatics. 14(2): 40-45, 2018. Disponível em: https://www.ejbi.org/abstract/medical-informatics-education--past-today-and-future-4451.html
Sánchez-Mendiola M, Martínez-Franco Al, Rosales-Vega A, Villamar-Chulin J, Gatica-Lara F, Garcia-Durán R, Martínez-González A. Development and implementation of a biomedical informatics course for medical students: challenges of a large-scale blended-learning program[Internet]. JAMIA., 20(1): 381-7, 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22700870
Sánchez-Mendiola M, Guinzberg AL, Puig Pv, González AM, Ruiz MEV, Wiechers EG. Educación Médica. Elsevier; 2015. Cáp 34 –
La enseñanza de informática biomédica.
Sánchez-Mendiola M, Franco AIM. Informática Biomédica. Elsevier;2018[acesso em 2018 agosto 21]. Disponível em: https://inspectioncopy.elsevier.com/6/es/book/details/9788491131403
Oh H, Rizo C, Enkin M, Jadad A. What is eHelath (3): a systematic review of published definitions. J Med Internet Res., 7(1), 2005. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15829471
Rondon E, Novais MA, Nappo S. A importância da informática em saúde na educação superior nos cursos da área da saúde. [Internet]. Rev. Elet. Gestão & Saúde;1(1):1653-66,2013.
Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/210
Valenta AL, Berner ES, Boren AS, Deckard GJ, Eldredge C, et al. AMIA Board White Paper: AMIA 2017 core competencies for applied health informatics edication at the master´s degree level[Internet]. JAMIA; 1:25(12): 1657-1668,2018. Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30371862
Sánchez-Mendiola M, Martínez- Franco Al, Lobato-Valverde M, Fernández-Saldívar F, Vives-Varela T, Martínez- González A. Evaluation of a Biomedical Informatics course for medical students: a pre-posttest study at UNAM Faculty of Medicine in Mexico[Internet]. BMC Med Educ; 1; 15:64, 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25889834
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.