Contribuições de um curso de especialização em saúde da família para a prática profissional do enfermeiro
Resumen
Objetivo: avaliar as contribuições de um curso de Especialização em Saúde da Família, oferecido na modalidade a distância, para a prática profissional do Enfermeiro. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva elaborada por meio da análise documental dos portfólios de enfermeiros que realizaram um curso de Especialização em Saúde da Família. Foi elaborado e utilizado um instrumento de coleta de informações, sendo estas analisadas com a técnica de análise temática proposta por Braun e Clarke. Resultado: foram analisados os portfólios de 23 enfermeiros que realizaram o curso. Emergiram duas categorias temáticas: “Ressignificação do Processo de Trabalho”, que versa sobre a modificação das práticas de trabalho após o curso; e “Recursos Facilitadores do Processo de Ensino-Aprendizagem a Distância”, que discorre sobre as estratégias que auxiliaram os enfermeiros no processo ensino-aprendizagem. Conclusão: a partir dos resultados, acredita-se que o curso ofertado na modalidade a distância é uma estratégia que contribui para o aprimoramento da prática profissional dos enfermeiros que atuam em Estratégia de Saúde de Família, proporcionando qualificação crítico-reflexiva ao Enfermeiro e, desse modo, incentivando a Educação Permanente em Saúde.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.