Simulação clínica e ensino médico
relato de experiência sobre construção de um cenário de alta fidelidade
DOI:
https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n1.2020.re9Palabras clave:
Educação médica, Simulação de paciente, Medicina de emergênciaResumen
Objetivo: descrever a experiência da construção de um cenário para simulação clínica de emergências pediátricas no ensino médico. Método: relato de experiência de docentes de uma instituição pública de ensino superior sobre o delineamento e a construção de um cenário de simulação clínica para o ensino de emergências pediátricas. Elaborou-se template para simulação em emergências pediátricas. Os objetivos de aprendizagem foram definidos com base na taxonomia de Bloom. Utilizou-se uma abordagem dialógica para o debriefing baseada no Gibbs. Resultados: propôs-se uma sequência de passos para a construção de um cenário de simulação, uma vez que se percebeu a relevância do delineamento rigoroso do mesmo para a execução, realismo e reprodutibilidade, considerando itens de identificação, objetivos de aprendizagem, pré briefing e briefing, recursos necessários, ações esperadas e reações do simulador, debriefing e materiais de apoio como check list de desempenho e roteiro de debriefing. Conclusão: a simulação possibilita o desenvolvimento de competências por estudantes de graduação através de treinamentos em espaços seguros e protegidos, porém a elaboração do cenário ainda se constitui em um desafio docente.
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