Triagem de pacientes em situação de catástrofe

aplicativos educacionais disponíveis como ferramenta para treinamento e auxílio de socorristas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n2.2020.a11

Palabras clave:

Educação em Saúde, Treinamento por Simulação, Tecnologia Educacional

Resumen

Introdução: O aumento do número de desastres torna essencial a capacitação de profissionais para o atendimento de situações que compreendam múltiplas vítimas. O uso de protocolos de triagem é recomendado como forma de garantir a melhor avaliação do paciente e de salvar a maior quantidade de pessoas. Objetivo: Este trabalho se propõe a investigar e conhecer aplicativos educacionais sobre triagem de pacientes em situações de múltiplas vítimas, que estejam disponíveis para treinamento e auxílio de socorristas. Método:  Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa dos aplicativos educacionais sobre triagem disponíveis nas lojas virtuais Apple Store (IOS) e Google Play (Android). Resultados: Foram encontrados 13 aplicativos sobre o tema, sendo que 6 deles apresentam foco educacional e todos em língua estrangeira. Conclusão: Apesar da importância da capacitação dos profissionais para esse tipo de atendimento e do desenvolvimento das tecnologias na educação, ainda são poucos os aplicativos disponíveis, sendo que nenhum deles é ofertado na língua portuguesa. Espera-se, com este trabalho, estimular a criação de novos aplicativos educacionais para a capacitação dos profissionais socorristas.

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Biografía del autor/a

Letícia Quaresma, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Mestranda em Telemedicina e Telessaúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Atualmente, é enfermeira de Saúde da Família em São José dos Campos e instrutora dos cursos ACLS, ECTE e Stop the Bleed pelo Centro de Treinamento da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva. Especialista em Terapia Intensiva, Formação Pedagógica e Informática em Saúde. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Educação Permanente em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: emergência, informática em saúde, educação permanente, simulação realística e virtual.

Marcia Maria Pereira Rendeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Grande Rio, Mestrado em Odontologia (Odontologia Social) pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública. Tem experiência na área de Gestão em Saúde Pública e Gestão de Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de Programas e Serviços de Saúde, Análise de Políticas Públicas de Saúde, Telemedicina, Teleodontologia e Telessaúde. Atualmente é Coordenadora Executiva da Universidade Aberta do SUS/MS/UERJ; Consultora do Programa Telessaúde Brasil/MS, Núcleo UERJ, Coordenadora Adjunta Mestrado Profissional Telemedicina e Telessaúde/UERJ. ISFTeH WG Teledentistry Coordinator. Coordenadora do Portal Radar ODS/CEE/FIOCRUZ.

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Publicado

2020-07-20