Uso de um aplicativo para a educação de idosos quanto à prevenção de quedas no domicílio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n2.2020.a13

Palabras clave:

Saúde do Idoso, Educação em Saúde, Desenvolvimento de Tecnologias

Resumen

Objetivo: verificar a efetividade de um aplicativo no formato de jogo no conhecimento de idosos quanto à prevenção de quedas no domicílio. Método: Ensaio clínico aleatório randomizado com avaliação em dois momentos: pré e pós-intervenção. Foram alocados 42 idosos em três grupos: controle (GC), aplicativo (GAP) e associação (GAS). Foi elaborado um questionário para avaliar o conhecimento dos idosos. O GC foi submetido a orientações verbais, o GAP utilizou o jogo Não deixe a vovó cair e o GAS recebeu as duas intervenções. Para a comparação entre grupos utilizou-se o teste ANOVA. A mudança pós-pré intervenção no conhecimento foi calculada e o nível de significância estabelecido em 0,05. Resultados: 73,8% eram mulheres, idade média de 69,7 (±7,3) anos. Somente os GAP e GAS apresentaram melhora significativa do nível de conhecimento após a intervenção. O GAS apresentou maior mudança em relação aos outros dois grupos. Conclusão: Os grupos que utilizaram o aplicativo melhoraram o nível de conhecimentos sobre prevenção de quedas no domicílio em destaque para o GAS. Não foi encontrada diferença entre as duas intervenções isoladas, portanto, não é possível afirmar que uma seja melhor do que a outra.

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Biografía del autor/a

Cláudio Phillipe Fernandes de Castro, Hospital das Clínica - Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Newton Paiva e curso-tecnico-profissionalizante em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atualmente é Residente multiprofissional em saúde do idoso da Universidade Federal de Minas Gerais, Fisioterapeuta do Fundação Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte e Fisioterapeuta da Unimed Belo Horizonte Cooperativa de Trabalho Médico.

Paula Maria Machado Arantes, Escola de Fisioterapia - Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Concluiu mestrado e doutorado em Ciências da Reabilitação na Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou pós-doutorado em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Atualmente, é professora do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Revisora dos periódicos Brazilian Journal of Physical Therapy, Journal of Sport and Health Science e Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em gerontologia, saúde pública e neurologia, trabalhando especialmente nos temas controle postural e envelhecimento, osteoartrose e educação em saúde.

Lidiane Aparecida Pereira de Sousa, Centro de Telessaúde - Hospital das Clínicas - Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialização em Fisioterapia Respiratória (UFMG), mestrado em Ciências da Reabilitação e doutorado em Ciências da Saúde – Infectologia e Medicina Tropical, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora titular do Cento Universitário Newton Paiva e coordenadora do setor de Tele-Educação do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG. Tem experiência nas áreas de Fisioterapia Cardiorrespiratória e utilização de ferramentas de telessaúde na assistência à atenção primária.

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Publicado

2020-07-20