O perfil dos estudantes de Medicina, Enfermagem e Psicologia na utilização da rede sem fio de uma instituição de ensino superior
Palabras clave:
Educação em Saúde, Tecnologia Sem Fio, Smartphone, Tecnologia da InformaçãoResumen
Introdução: A tecnologia sem fio (wireless) vem crescendo e subsequente os dispositivos móveis estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, sendo de suma importância no meio acadêmico. Entretanto, estudos em relação aos padrões de uso da tecnologia wireless ainda são incipientes no Brasil e a falta desses dados pode comprometer a estrutura tecnológica e informacional oferecida pelas instituições de ensino, impedindo educadores e profissionais de tecnologia da informação de implementá-las com mais eficiência. Objetivo: Contribuir com o tema, conhecendo o comportamento dos estudantes frente às tecnologias wireless presentes na rede de computadores de uma instituição de ensino. Método: Análise descritiva, baseada em revisões na literatura científica e na aplicação de um questionário. Resultados e Discussão: Foram analisadas as respostas de 283 estudantes pertencentes aos três cursos da área da saúde. Verificou-se a interpretação, por parte dos estudantes, a respeito da qualidade de sinal fornecido pela instituição, mediante perguntas a respeito da velocidade, qualidade de sinal e formas de utilização da rede. Conclusão: Os resultados obtidos permitiram delinear um perfil de estudantes que utilizam a rede diariamente, através de smartphones e outros dispositivos, que está razoavelmente satisfeito com a velocidade de conexão da rede
Descargas
Citas
2. DE OLIVEIRA, Claúdio. TIC’S na educação: a utilização das tecno-logias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, v. 7, n. 1, 2015.
3. DE ALMEIDA, Maria Elizabeth Bi-anconcini; DOM ROBSON MEDEI-ROS ALVES, O. S. B.; LEMOS, Sil-vana Donadio Vilela. Web Currículo: Aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Letra Capital Editora LTDA, 2014.
4. SOMERA, E. A. S.; JUNIOR, R. S.; RONDINA, J. M. Uma proposta da andragogia para a educação continuada na área da saúde. Arq Ciênc Saúde, p. 102-108, 2010.
5. AIRES, Luísa. e-Learning, Educa-ção Online e Educação Aberta: Contributos para uma reflexão teórica. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 19, n. 1, p. 253-269, 2016.
6. RONDINA, J. M. Plataforma Computacional FAMERP Virtual. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde). Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, 2012.
7. JUSTINO, Reginaldo Mendes; DA SILVA MORAIS, Rita Tassiane; HENRIQUES, Ana Ciléia Pinto Tei-xeira. Uso de mídias sociais como recurso didático: experiência na monitoria de processo de cuidar da saúde da mulher. Revista Diálogos Acadêmicos, v. 6, n. 2, 2018.
8. BRAME, Cynthia J. Flipping the classroom. Vanderbilt University Center for Teaching, 2013.
9. SANTOS, David Moises B.; DURAN, A. A.; BURNHAM, Teresinha Fróes. Dispositivos móveis em sala de aula: Uma revisão bibliográfica. In: Anais do II Congresso Internacional TIC e Educação. Lisboa, Por-tugal. 2012. p. 3222-3233.
10. KENSKI, Vani Moreira. Educação e internet no Brasil. Cad Adenauer, v. 16, n. 3, p. 133-150, 2015.
11. GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
12. BABBIE, E. Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
13. RICOY, María Carmen; COUTO, Maria João Valente da Silva. Dispositivos móveis digitais e competências para a utilização na" sociedade do conhecimen-to". Convergencia, v. 23, n. 70, p. 59-85, 2016.
14. MARINHO, Simão Pedro et al. Tecnologias móveis, mídias e redes sociais: cultura de uso de estudantes de Licenciatura. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2015. p. 834.
15. MARIA BEATRIZ VACCARI. Wi-Fi, 3G ou 4G? Saiba as diferenças entre os tipos de conexões - Notícias - Tecnologia. Disponível em: <https://tecnologia.uol.com.br/notici-as/redacao/2015/10/26/wi-fi-3g-ou-4g-saiba-as-diferencas-entre-os-tipos-de-conexoes.htm>. Acesso em: 16 ago. 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.