Análise dos aplicativos móveis informativos de ergonomia para informação e aplicação da Ergonomia no trabalho
DOI:
https://doi.org/10.36517/resdite.v6.n1.2021.a1Palabras clave:
Ergonomia. Concientização. Aplicativos Móveis.Resumen
Objetivo: Este trabalho tem a proposta de conhecer e analisar os aplicativos móveis informativos de ergonomia disponíveis para informação e aplicação da ergonomia no ambiente do trabalho. Métodos: Foi realizada a busca dos aplicativos móveis (apps) de ergonomia nas lojas virtuais Play Store e Apple Store, sendo inclusos os apps de ergonomia informativos para análise do seu conteúdo. Como não foi encontrado instrumento de análise validado, foram utilizadas as condições de trabalho da Norma Regulamentadora 17 - NR 17, para parâmetro de análise. Resultados: Foram encontrados 28 apps de ergonomia, com diversas funções, sendo cinco apps com função de informação: três apps são direcionados para situações de trabalho específicas e dois para situações gerais de trabalho. Os apps “Verificação de Pontos Ergonômicos” e “Agriculture Checkpoints”, apresentaram 54% e 42% de temas relacionados ao parâmetro de análise, respectivamente. Os apps “Sergomater”, “ErgoOffice” e “Automotive Design” apresentaram 38%, 19% e 12% de similaridades. Conclusão: Apesar da importância da informação em ergonomia na identificação de riscos e eliminação da penosidade no trabalho, observou-se uma carência de apps informativos em Ergonomia, em especial no idioma português. Espera-se que este estudo estimule a criação de novos apps informativos em ergonomia.
Descargas
Citas
Brasil. LER/Dort afastaram 22 mil trabalhadores das atividades profissionais em 2017. Brasília: Ministério da Economia, 2018. Available at: http://antigo.trabalho.gov.br/noticias/6194-ler-dort-afastaram-22-mil-trabalhadores-das-atividades-profissionais-em-2017
Brasil. LER e DORT são as doenças que mais acometem os trabalhadores, aponta estudo. Brasília: Ministério da Saúde, 2019.
Gomez, C. M.; Vasconcellos, L. F.; Machado, J. H. Saúde do trabalhador: aspectos históricos, avanços e desafios no Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 2018, 23(6), p. 1963-1970. Available at: https://doi.org/10.1590/1413-81232018236.04922018.
Brasil. Saúde do trabalhador e da trabalhadora: Cadernos de Atenção Básica. Ministério da Saúde. Brasília. 2018, V. 41. Available at: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/cadernoab_saude_do_trabalhador.pdf
Brasil. Saúde Brasil 2018: uma análise da situação de saúde e das doenças e agravos crônicos: desafios e perspectivas. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. p. 355. Available at: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_brasil_2018_analise_situacao_saude_doencas_agravos_cronicos_desafios_perspectivas.pdf
Reimberg, C.O. Fundacentro. O processo de elaboração das Normas Regulamentadoras ao longo da história e a participação da Fundacentro. 2018. Available at: http://www.fundacentro.gov.br/Arquivos/sis/EventoPortal/AnexoPalestraEvento/Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20FISP%20Historia%20NRs%20Cris.pdf
Oliveira, L.; Costa, E.; Baptista, E.; Rocha, J. Os Efeitos da Tecnologia Móvel sobre a Qualidade de Vida no Trabalho. Revista Gestão & Tecnologia. 2015. v 15(2), p.161-185. Available at: http://revistagt.fpl.edu.br/get/article/view/656
Brasil. Norma Regulamentadora 17. Brasília: Secretaria do Trabalho, 2018.
Falkenberg, M.B.; Mendes, T.P.L.; Moraes, E.P.; Souza, E.M. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Revista Ciências & Saúde coletiva. Rio de Janeiro, 2014. 19(3), p.847-85. Available at: https://www.scielo.br/pdf/csc/v19n3/1413-8123-csc-19-03-00847.pdf
Mani, K. Ergonomics Education for Office Computer Workers: An Evidence-Based Strategy. Web of Science. 2018. Available at: DOI: 10.5772/intechopen.72221
Roy, A. Barriers to e-Learning in SMEs — Are they Still There? E-Learning: Instructional Design, Organizational Strategy and Management. IntechOpen. 2015. 18: p.451.
Lim, H.; Lee, S.G.; Nam, K. Validating E-learning factors affecting training effectiveness. International Journal of Information Management, 2007: 27, 22–35. Available at: DOI: 10.1016/j.ijinfomgt.2006.08.002
Tessaro, A.C., Costa, A.M.; Bunn, D.A; Moritz, G.O. Os Dispositivos móveis na Educação a Distância à luz das teorias da complexidade. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino a Distância. Florianópolis. 2014. p. 2672. Available at: http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/files/pdf/128209.pdf
Mendieta, A. C.; Martens, C. D.; Bento, F. O.; Lacerda, F. M. O uso de tecnologias móveis e a orientação empreendedora: estudo em uma organização de capitalização. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 2013: 6(3). Available at: DOI: 10.19177/reen.v6e32013212-237
OIT - Organização Internacional Do Trabalho. Pontos de verificação ergonômica: soluções práticas e de fácil aplicação para melhorar a segurança, a saúde e as condições de trabalho. São Paulo. Fundacentro. 2018. 2ª Edição.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.