Desenvolvimento de um aplicativo móvel para adolescentes sobre prevenção e controle da sífilis

Autores/as

Palabras clave:

Sífilis, Adolescente, Tecnologia

Resumen

Introdução: Na adolescência, há um aumento do risco de resultados adversos à saúde sexual. Ressalta-se a importância de desenvolver estratégias que visam a prevenção da sífilis. Nesse sentido, as tecnologias móveis são um meio de fornecer suporte em nível individual e coletivo aos usuários de serviços de saúde. Objetivo: Desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis para adolescentes sobre prevenção e controle da sífilis. Métodos: Estudo do tipo metodológico, realizado entre agosto de 2018 e julho de 2019. Foi dividido em três etapas: revisão da literatura; elicitação de requisitos com dois enfermeiros, o pesquisador e 10 adolescentes escolares; e codificação do aplicativo utilizando a plataforma MIT App Inventor®. Resultados: O aplicativo denominado “Sífilis? Tô fora!” foi dividido em duas partes: a primeira semelhante a uma cartilha, onde os adolescentes podem acessar informações sobre a Sífilis; e a segunda um jogo do tipo quiz. Conclusão: O aplicativo desenvolvido apresenta-se como nova tecnologia para dispositivos móveis, contribuindo para o acesso a informações sobre sífilis para os adolescentes.

 

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Biografía del autor/a

Nathanael de Souza Maciel, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduando do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).  Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). 

Diego da Silva Ferreira, Universidade Estadual do Ceará.

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Doutorando em Saúde Coletiva.

Edmara Chaves Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduação em Medicina Veterinária, mestrado em Saúde Pública (CMASP/UECE), doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Estadual do Ceará (PPGVC/UECE) e pós-doutorado pelo Plano Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES-Renorbio/UECE). Professora Adjunta II da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Leilane Barbosa de Sousa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem e do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Camila Chaves da Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeira. Mestre e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Enfermagem Obstétrica e Saúde da Família. Professora Adjunto A da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Atua principalmente nas seguintes áreas: Saúde da Mulher, Promoção da saúde e Educação em Saúde. 

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Publicado

2022-03-22