Concepção e construção de mapa de recursos educacionais com base nos fundamentos da microaprendizagem em cursos MOOCS
Palabras clave:
Microaprendizagem, Design Instrucional, Recursos educacionaisResumen
Introdução: Microaprendizagem é uma estratégia que tem como princípio a disponibilização de recursos educacionais de maneira rápida, diversificada com conteúdos específicos. A equipe de produção pedagógica da UNA-SUS/UFMA realizou modificações no processo de planejamento e produção de cursos autoinstrucionais com base nesta estratégia criando o Mapa de Recursos Educacionais (MRE). Objetivo: Descrever o MRE como ferramenta de planejamento de recursos educacionais para cursos autoinstrucionais com base na Microaprendizagem, esclarecendo as etapas de criação e estruturação, principais informações e resultados de sua implementação no fluxo de trabalho. Métodos: Realizou-se: a) análise do macroplanejamento do curso; b) leitura analítica dos conteúdos; c) elaboração da proposta de recursos educacionais; d) apresentação da proposta de recursos; e) feedback formativo; f) construção de documento padrão para o MRE; g) apresentação do MRE às demais equipes envolvidas na produção e oferta. Resultados: O MRE, documento padronizado e institucionalizado como ferramenta de planejamento pedagógico na UNA-SUS/UFMA, facilitou o processo de produção pedagógica das soluções educacionais de forma objetiva e com fácil visualização, fortalecendo a comunicação entre profissionais e equipes. Conclusão: O MRE favorece o processo de planejamento e produção de recursos educacionais, sendo norteador para equipes envolvidas na produção.
Descargas
Citas
Hug T. Microlearning: a new pedagogical challenge (introductory note). Microlearning 2005 draft. 2005. Disponível em: < https://www.researchgate.net/profile/Theo_Hug/publication/237397162_Microlearning_A_New_Pedagogical_Challenge_Introductory_Note/links/54009baf0cf23d9765a3f648/Microlearning-A-New-Pedagogical-Challenge-Introductory-Note.pdf >. Acesso em: Acesso em 12 ago. 2020
Jomah, O. Masoud, AK; Kishore, XP; Aurelia, S. Micro learning: A modernized education system. BRAIN. 2016;7(1):103-110. Disponível em: < https://docplayer.net/45813742-Micro-learning-a-modernized-education-system.html >. Acesso em: Acesso em 12 ago. 2020.
Alves, MM; André, CF. Modelo 70 20 10 e o microlearning: alternativas para problemas modernos na educação corporativa. TECCOGS. 2017;(16): 39-53. Disponível em: < http://ken.pucsp.br/teccogs/article/view/49107 >. Acesso em: 20 ago. 2020
Rocha, SSD. Joyce, CR. Moreira, MM. A educação a distância na era digital: tipologia, variações, uso e possibilidades da educação online. Research, Society and Development. 2020;9(6):1-18. Disponível em: < https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3390 > Acesso em 20 ago. 2020.
Souza, NS; Santiago, G; Lima, JV; Canto, AB Filho; Perry, GT. Análise das Trajetórias de Aprendizagem de Estudantes Inscritos em um MOOC. RENOTE. 2018;16(1):133-143. Disponível em: < https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/86034 > Acesso em: 18 ago. 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.