Curso On-line Aberto e Massivo para enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil: percepções dos participantes

Autores/as

Palabras clave:

Covid-19, Educação continuada., Capacitação de Recursos Humanos em Saúde.

Resumen

Introdução: A pandemia de Covid-19 desafiou os sistemas de saúde em todo o mundo. Uma das necessidades mais urgentes percebidas é a de formação de recursos humanos para enfrentar o problema em todas as esferas do cuidado em saúde, desde a atenção primária ao atendimento emergencial. No Brasil, foram ofertados cursos on-line abertos e massivos (MOOC) aos profissionais da saúde. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a percepção de egressos de um desses cursos, intitulado “Orientações Gerais ao Paciente com Covid-19 na Atenção Primária à Saúde’’, voltado para a formação de recursos humanos no Brasil para enfrentamento dessa pandemia. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo quantitativo baseado nos dados de avaliação dos alunos. Ao todo 1.656 alunos que concluíram o curso participaram da pesquisa. Resultados: Observou-se que a maioria dos participantes avaliou o curso positivamente e concordou ou concordou totalmente com aspectos relacionados à recordação e aplicação dos conhecimentos adquiridos, bem como à motivação para participar de outra formação nos mesmos moldes da avaliada. Conclusão: Foram encontradas evidências de que o curso cumpriu o seu objetivo e representou uma aplicação estratégica e adequada de recursos públicos para a formação emergencial de recursos humanos na área da saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paola Trindade Garcia, Universidade Aberta do SUS/UFMA

Fisioterapeuta, doutora em Saúde Coletiva. Especialista em Processos Educacionais na Saúde (IEP-Sírio Libanês), Saúde da Família (CEST) e em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (UFMA). Possui experiência em Educação a Distancia (EaD) e em metodologias ativas de ensino. Atualmente, é docente da Universidade Federal do Maranhão e coordenadora de Produção Pedagógica da UNA-SUS/UFMA. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Renasf. 

Deysianne Costa das Chagas, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente, é professora adjunta do Curso de Nutrição e professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Rede - Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia e Educação em Saúde.

Mizraim Nunes Mesquita, Universidade Aberta do SUS/UFMA

Mestre em Cultura e Sociedade, especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira. Atua como Designer Instrucional na Universidade Aberta do SUS, vinculada à Universidade Federal do Maranhão. Pesquisa nas áreas de Educação a Distância, Educação e Tecnologias Digitais, Tecnologias Móveis na Educação e Aprendizagem Móvel.

Karoline Correa Trindade, Universidade Aberta do SUS/UFMA

Especialista em Saúde da Família e Saúde Pública e em Tecnologias Educacionais e Educação à Distância. Atualmente, é Designer Instrucional do Núcleo Pedagógico da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA), planejando e desenvolvendo soluções educacionais para EaD.

Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, Universidade Aberta do SUS/UFMA

Diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação - DTED/UFMA. Professora Titular da Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Radiologia Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado/Professora Visitante pela University of North Carolina/Chapel Hill-EUA. É Coordenadora da Universidade Aberta do SUS/ UFMA e líder do Grupo de Pesquisa SAITE - Saúde, Inovação, Tecnologia e Educação (CNPq/UFMA). 

Citas

Bhattacharya S, Singh A, Hossain M. Health system strengthening through Massive Open Online Courses (MOOCs) during the COVID-19 pandemic: An analysis from the available evidence. J Educ Health Promot. 2020;9(1):7–9. DOI: 10.4103/jehp.jehp_377_20

Tomlinson SB, Hendricks BK, Cohen-Gadol AA. Innovations in neurosurgical education during the COVID-19 pandemic: Is it time to reexamine our neurosurgical training models? J Neurosurg. 2020;133(1):14–5. DOI: https://doi.org/10.3171/2020.4.JNS201012

Dedeilia A, Sotiropoulos MG, Hanrahan JG, Janga D, Dedeilias P, Sideris M. Medical and surgical education challenges and innovations in the COVID-19 era: A systematic review. In Vivo (Brooklyn). 2020;34:1603–11. DOI: 10.21873/invivo.11950

Razai MS, Kankam HKN, Hourston GJM, Hoppe S, Oakeshott P. Lessons Learned From Producing Guidance Articles and Rapid Massive Open Online Courses During the Covid-19 Pandemic in Primary Care. J Prim Care Community Heal. 2020;11. DOI: https://doi.org/10.1177/2150132720963624

Zhou T, Huang S, Cheng J, Xiao Y. The distance teaching practice of combined mode of massive open online course micro-video for interns in emergency department during the COVID-19 epidemic period. Telemed e-Health. 2020;26(5):584–8. DOI: 10.1089/tmj.2020.0079

Pilati R, Porto JB, Silvino AMD. Validação de medidas de efetividade de cursos de mestrado e doutorado no trabalho. Rev Psicol Organ e Trab. 2007;7(2):78–94.

STATACORP. Stata Statistical Software: Release 14. College Station, TX: StataCorp LP; 2015.

Bhagavathula AS, Aldhaleei WA, Rahmani J, Mahabadi MA, Bandari DK. Knowledge and perceptions of COVID-19 among health care workers: Cross-sectional study. JMIR Public Heal Surveill. 2020;6(2):1–9. DOI: 10.2196/19160

Saqlain M, Munir MM, Rehman SU, Gulzar A, Naz S, Ahmed Z, et al. Knowledge, attitude, practice and perceived barriers among healthcare workers regarding COVID-19: a cross-sectional survey from Pakistan. J Hosp Infect [Internet]. 2020;105(3):419–23. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jhin.2020.05.007

Vatan A, Güçlü E, Öğütlü A, Kibar FA, Karabay O. Knowledge and attitudes towards COVID-19 among emergency medical service workers. Rev Assoc Med Bras. 2021;66(11):1553–9. DOI: 10.1590/1806-9282.66.11.1553

Luik P, Suviste R, Lepp M, Palts T, Tõnisson E, Säde M, et al. What motivates enrolment in programming MOOCs? Br J Educ Technol. 2019;50(1):153–65. doi:10.1111/bjet.12600

Littlejohn A, Hood N, Milligan C, Mustain P. Learning in MOOCs: Motivations and self-regulated learning in MOOCs. Internet High Educ [Internet]. 2016;29:40–8. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.iheduc.2015.12.003

Wu H, Gao H. Chances and challenges: How to make a successful MOOC. Lect Notes Inst Comput Sci Soc Telecommun Eng LNICST. 2018;219:250–6. DOI:10.1007/978-3-319-73317-3_30

Zheng S, Rosson MB, Shih PC, Carroll JM. Understanding student motivation, behaviors, and perceptions in MOOCs. CSCW 2015 - Proc 2015 ACM Int Conf Comput Coop Work Soc Comput. 2015;1882–95. DOI: https://doi.org/10.1145/2675133.2675217

Alves M, André CF, Méndez NDD. Microlearning na educação corporativa e em tempos de Geração C. Revista Intersaberes. 2020;15(34):230–9. DOI: https://doi.org/10.22169/revint.v15i34.1745

Publicado

2022-06-30