Mapeamento e desambiguação de reduções léxicas no contexto da saúde: contribuições da Informática para estudos e pesquisa

Autores/as

Palabras clave:

Reduções Léxicas, Processamento de Linguagem Natural, Desambiguação de reduções léxicas, Revisão Integrativa

Resumen

Introdução: O uso excessivo de reduções léxicas atinge todas as áreas do conhecimento e pode trazer interferências na comunicação entre os indivíduos. Objetivo: verificar as contribuições da Informática para minimizar as interferências oriundas do emprego de reduções léxicas no contexto da saúde. Metodologia: pesquisa exploratória com abordagem descritiva e pautada na Revisão Bibliográfica Integrativa. Empiria nas bases de dados MEDLINE, Brapci, PubMed, e Scopus. A pesquisa analisou títulos, resumos, palavras-chave ou textos completos, cobrindo o período de janeiro de 1989 a julho de 2019. Resultados: 570 artigos na MEDLINE, 572 na PubMed, 217 na Scopus e 2 na Brapci, dos quais 51 foram concernentes ao objeto da pesquisa. Os textos são de pesquisadores da área da Ciência da Informação, Bioinformática, Medicina, entre outras, separados nas categorias de mapeamento e desambiguação definidas pelos pesquisadores. Os softwares Alice e Allie, destacam-se como boas ferramentas visando as reduções léxicas na literatura científica e para a criação de outros bancos de dados de processamento em linguagem natural. Conclusão: a Revisão Bibliográfica Integrativa traz grandes contribuições para o avanço do conhecimento relativo às reduções léxicas no contexto da saúde, evidenciando a necessidade de padronização e desambiguação visando reduzir as interferências no processo de comunicação.

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Biografía del autor/a

Virgínia Bentes Pinto, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Sciences de l’information et de la communication. Université Stendhal, Grenoble3-França. Universidade Federal do Ceará.

José Álvaro Lima Silva de Arruda, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Biblioteconomia pela UFC/ Bolsista de Inciação Científica (CNPq). Universidade Federal do Ceará.

Anderson Melo Duarte, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Biblioteconomia pela UFC/ Bolsista de Inciação Científica (CNPq). Universidade Federal do Ceará.

Andréa Soares Rocha da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação e docente na Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2022-02-13