Design instrucional e inteligência artificial

análise de tecnologias digitais para aplicação em cursos autoinstrucionais

Autores/as

Palabras clave:

Educação a Distância;, Inteligência Artificial, Materiais de Ensino

Resumen

Introdução: A integração da Inteligência Artificial (IA) no processo de ensino aprendizagem vem revolucionando o cenário educacional, e o Designer Instrucional(DI) desempenha um papel fundamental na inclusão dessas tecnologias nos cursos de formação autoinstrucionais. Objetivo: Este artigo visa descrever as possibilidades de aplicações práticas de tecnologias de Inteligência Artificial no processo de design instrucional de cursos autoinstrucionais ofertados pela UNA-SUS/UFMA. Resultados e Discussão: As ferramentas de IA podem agilizar o trabalho do DI e enriquecer seu repertório de conhecimentos. Dentre as ferramentas analisadas, destacam-se o BlueWillow, Chat GPT, Sonix, Synthesia e ToMe. O Chat GPT é abordado como uma ferramenta de destaque de uso pela equipe de DI da UNA-SUS/UFMA, auxiliando na validação e adaptação pedagógica de conteúdos, além da elaboração de questionários e atividades educacionais, mas com reconhecimento das potencialidades de aplicação dos demais recursos no processo de Design Instrucional. Conclusão: Durante a utilização e teste das ferramentas avaliadas, foram identificadas limitações, ressaltando assim o papel essencial de um Designer Instrucional qualificado para validar e aprimorar o trabalho

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Barpi O, Picão FF, Gomes LF, Alves L, Luccheti TA. INSERÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NOS CURSOS A DISTÂNCIA . Amor Mundi [Internet]. 2023 [citado 13º de março de 2024];4(11):111-8. Disponível em: https://journal.editorametrics.com.br/index.php/amormundi/article/view/379.

Morais Costa, MJ, Campelo FFJ, Bottentuit-Júnio JB. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BLENDED LEARNING E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: contribuições da IA na aprendizagem on-line a distância. TICs & EaD em Foco [Internet]. 2019 [citado 13º de março de 2024]; 5(1). 2019. Disponível em:

Guimarães UA et al.. A ATUAÇÃO DO DESIGNER INSTRUCIONAL PARA A APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. RECIMA21 [Internet]. 17º de abril de 2023 [citado 13º de março de 2024];4(4):e443035. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/3035

Alves L. Inteligência artificial e educação: refletindo sobre os desafios contemporâneos Salvador: EDUFBA; Feira de Santana: UEFS Editora, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38646

Machado JC, Araújo AP de, Almeida AP de, Andrade C de, Nascimento JLA do. A RELEVÂNCIA DO DESIGN INSTRUCIONAL NA APRENDIZAGEM AUTOGERIDA ON-LINE E-LEARNING. Amor Mundi [Internet]. 2023, dez. [citado 13º de março de 2024];4(10):97-104. Disponível em: https://journal.editorametrics.com.br/index.php/amormundi/article/view/362.

Oliveira AEF et al. Inteligência Artificial e o processo de trabalho na EAD: relato de experiência da UNA-SUS/UFMA. In: Nascimento DDG et al. A Educação permanente em saúde [livro eletrônico]: desafios contemporâneos e contribuições da rede UNA-SUS para qualificação em saúde. Campo Grande, MS: Fiocruz Pantanal; 2023 [citado 13° de março de 2024]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/376513606_Inteligencia_Artificial_e_o_processo_de_trabalho_na_EAD_relato_de_experiencia_da_UNA-SUSUFMA

Sichman JS. Inteligência Artificial e sociedade: avanços e riscos. Estud av [Internet]. 2021, jan. [citado em 13° março de 2024];35(101):37–50. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.004

Publicado

2024-09-13