Contribuições para o aprendizado de metodologia da pesquisa científica
Résumé
No Brasil, o ensino da Metodologia da Pesquisa Científica constitui uma das principais lacunas na maioria dos cursos de graduação na área da saúde. Dentre os diversos motivos que concorrem para tal realidade, um deles possivelmente é o entendimento de que nessa fase da formação dos futuros profissionais basta que lhes seja apresentado o que Freire-Maia denominou de “ciência já feita”, ou seja, bastaria que lhes fosse apresentado o conjunto de saberes considerados como válidos e inquestionáveis em determinada época. Isso contrasta com duas constatações: todos os profissionais de saúde são instados, desde o início de suas formações, a seguir condutas metodológicas, embora não saibam discorrer sobre isso; mesmo nas raras oportunidades em que se procede ao ensino da Metodologia da Pesquisa, o que se ministra são orientações para escrever Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), resultando em visão restrita do que seja Metodologia Científica. O objetivo desse artigo é elucidar a importância da inclusão do ensino de metodologia científica nos cursos de graduação na área da saúde, de modo transversal e em associação com ações visando à melhoria do letramento digital e informacional. Além disso, visamos constituir um marco de referencial inicial acerca do tema da Metodologia do Trabalho Científico, de modo a facilitar a pesquisa de alunos dos diversos cursos de graduação e pós-graduação que não dispõem desse tipo de curso em suas grades curriculares. Desse modo, essa revisão foi realizada visando oferecer um ponto de apoio para dar início aos estudos sobre o assunto e ser, ao mesmo tempo, um exemplo de como realizar uma revisão de literatura. Metodologia: utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental para constituir um panorama teórico do assunto em destaque, relacionando o contexto do ensino de metodologia com o uso ao ambiente virtual de aprendizagem. Tal combinação atenderia as exigências da Sociedade Digital, frente ao uso intensivo das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC), com destaque para a necessidade da formação ao longo da vida. As TDIC, do mesmo modo, conduzem às contingências da Sociedade da Informação, o que determina ser importante adquirir também competência digital, metacognição e autonomia. Resultados: Apresentamos parte de uma sequência de artigos que constituirão um curso de metodologia, configurando seu conteúdo teórico, e será complementado com outros materiais, empregando recursos de EaD online. O material ora apresentado expõe o problema, propõe soluções integradas e discute a tipologia do conhecimento. Considerações Finais: Dessa forma, mesmo os profissionais que não almejem dedicar-se no futuro a atividades de docência ou de pesquisa, podem ser beneficiados com o aprendizado de Metodologia da Pesquisa.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.