O Facebook® como ferramenta de ensino em um programa de monitoria

Auteurs

  • Pedro Vale Bedê Universidade Federal do Ceará
  • Luciana Passos Aragão Universidade Federal do Ceará

Résumé

Objetivo: Descrever um relato de experiência sobre o uso do Facebook® como ferramenta virtual de apoio à aprendizagem no programa de monitoria de uma disciplina do curso de Medicina, a partir da concepção de que o campo da educação médica sofre forte influência das novas tecnologias da informação. Método: Foi criado um grupo de Facebook® onde os alunos participaram ativamente na resolução das seguintes atividades: 1) Resolução de questões através da análise de casos clínicos com queixas prevalentes na APS em pequenos grupos; 2) Discussão coletiva das respostas encontradas; 3) Compartilhamento de material didático complementar e 4) Ambiente tira-dúvidas. Resultado: Foi possível observar através dessa iniciativa inovadora que o uso do Facebook® foi uma ferramenta importante durante o programa de monitoria e deveria ser mantido e aprimorado para as próximas turmas. Conclusão: Podemos observar através dessa experiência que as novas tecnologias de informação e comunicação devem estar presentes no arsenal pedagógico e que suas aplicações devem ser melhor estudadas tendo em vista a potencialidade de seus benefícios no processos ensinoa-prendizagem.

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Bibliographies de l'auteur

Pedro Vale Bedê, Universidade Federal do Ceará

Estudante do 11 semestre da Faculdade de Medicina da Universidde Federal do Ceara. Monitor de Assistência básica a saúde do adulto e do idoso 2016/2017.

Luciana Passos Aragão, Universidade Federal do Ceará

Mestrado em saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Medicina pela mesma Universidade. Atualmente é médica da estratégia saúde da família - Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e professora substituta da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Medicina de Família e Geriatria, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do idoso, envelhecimento, cuidador, atenção básica e síndrome demencial.

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Publiée

2018-06-25