O Facebook® como ferramenta de ensino em um programa de monitoria
Résumé
Objetivo: Descrever um relato de experiência sobre o uso do Facebook® como ferramenta virtual de apoio à aprendizagem no programa de monitoria de uma disciplina do curso de Medicina, a partir da concepção de que o campo da educação médica sofre forte influência das novas tecnologias da informação. Método: Foi criado um grupo de Facebook® onde os alunos participaram ativamente na resolução das seguintes atividades: 1) Resolução de questões através da análise de casos clínicos com queixas prevalentes na APS em pequenos grupos; 2) Discussão coletiva das respostas encontradas; 3) Compartilhamento de material didático complementar e 4) Ambiente tira-dúvidas. Resultado: Foi possível observar através dessa iniciativa inovadora que o uso do Facebook® foi uma ferramenta importante durante o programa de monitoria e deveria ser mantido e aprimorado para as próximas turmas. Conclusão: Podemos observar através dessa experiência que as novas tecnologias de informação e comunicação devem estar presentes no arsenal pedagógico e que suas aplicações devem ser melhor estudadas tendo em vista a potencialidade de seus benefícios no processos ensinoa-prendizagem.Téléchargements
Références
Gomes LF. EAD no Brasil: perspectivas e desafios. Avaliação: Rev. Aval. Educ. Sup., Campinas, 2013; 18(1): 13-22. DOI:https://dx.doi.org/10.1590/S1414-
Peixoto J, Araújo CHdosS. Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Educ. Soc., Campinas, jan-mar 2012; 33(118): 253- 268. [Acesso em 01 jun 2017]. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=8 7322726016
Kirkpatrick D. O efeito Facebook: Os Bastidores da História da Empresa Que Conecta o Mundo. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011
Patrício MR, Gonçalves V. Utilização educativa do facebook no ensino superior. l Conference learning and teaching in higher education. 2010.
Schiller J, Lapa AB, Cerny RZ. Ensinar com as tecnologias de informação e comunicação: retratos da docência. Revista e-Curriculum, abr. 2011; 7(1). ISSN 1809-3876. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curri culum/article/view/5641.
Almeida MEBde. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educ. Pesqui., 2013; 29(2): 327-340. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1517- 97022003000200010
Tenório T, Laudelino MA, Tenório A. A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância. EaD em FOCO. Rev. Cient. Educ. Dist., dez 2015; 5(3). ISSN 2177-8310. [Acesso em 04 jun 2017]. Disponível em: http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.ph p/Revista/article/view/274. DOI: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i3.27 4
Goudouris ES, Giannella TR, Struchiner, M. Tecnologias de informação e comunicação e ensino semipresencial na educação médica. Rev. Bras. Educ. Med., jul-set 2013; 37(3): 396-407. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0100- 55022013000300012
Silva LFFda, Baracat EC. Educação médica - perspectiva histórica e desafios futuros. Rev. Med., São Paulo, jul-ago 2016; 95(1): 28-36. [Acesso em 04 jun 2017]. ISSN 1679-9836. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revistadc/arti cle/view/119522. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679- 9836.v95ispe1p28-36
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.