Procedimentos da gestão documental aplicados no arquivo de prontuários dos pacientes do hospital universitário da Universidade Federal de Santa Catarina
Résumé
Introdução e objetivo: este artigo apresenta os procedimentos da gestão documental aplicados ao arquivo de prontuários dos pacientes do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), resultado de aulas práticas com estudantes do Curso de Arquivologia da disciplina CIN 7120 – Documentação em Unidades de Saúde direcionada à organização, acesso e uso de informação. Como complemento, foi realizado um levantamento bibliográfico para identificar fatores arquivísticos que contribuem para a gestão documental do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME). Método: para a pesquisa, procedeu-se a revisão da literatura com abordagem qualitativa com vistas à construção de uma base teórica, referente à informação na saúde pública. Resultado: o resultado do estudo manifesta a compreensão dos fatores arquivísticos que contribuem para a gestão documental nos arquivos médicos, como relevante fonte de informação para o conhecimento e desenvolvimento científico na área da saúde. Conclusão: Por fim, percebeu-se os benefícios proporcionados pelas técnicas arquivísticas quanto à organização e recuperação da informação o que, consequentemente, auxilia no aprimoramento dos serviços desenvolvidos na unidade de saúde.
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