Adequação da acessibilidade Web do curso Zika
abordagem clínica na Atenção Básica
Résumé
Introdução: Acesso à informação pela internet dissemina o conhecimento, possibilitando que conteúdos sejam disponibilizados a qualquer pessoa. A Fiocruz MS faz parte desse processo oferecendo cursos autoinstrucionais na área de saúde. Objetivos: Como 25% dos brasileiros apresentam deficiência, esse estudo visa adequar a acessibilidade Web do curso de Zika para contornar as dificuldades impostas pela deficiência visual à navegação, garantindo acesso a essa parcela do público-alvo. Métodos: O material multimídia do curso autoinstrucional de Zika: Abordagem Clínica na Atenção Básica foi submetido à avaliação de acessibilidade web via validador automatizado para levantamento dos pontos que precisavam de maior atenção. A partir dessa avaliação, foi elaborado um checklist das alterações a serem realizadas no código-fonte do conteúdo para adequá-lo às diretrizes de acessibilidade web da WCAG 2.1. Resultados: O material do curso de Zika foi revisado, passando pelas alterações necessárias para que atendesse aos critérios de sucesso de acessibilidade web. Assim, a nova versão do conteúdo multimídia do curso de Zika atende ao nível A de conformidade do WCAG 2.1. Conclusão: Foram realizadas alterações no material didático do curso autoinstrucional de Zika da Fiocruz MS para garantir acessibilidade web do conteúdo, fundamental para ser disponibilizado integralmente também a pessoas com deficiências, em especial visuais.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.