Treinamento de ventilação com pressão positiva de reanimação neonatal usando uma tecnologia alternativa aplicada ao REANIME

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n2.2020.a10

Mots-clés :

Reanimação Neonatal, Ventilação com Pressão Positiva, Realidade virtual, Prototipagem

Résumé

Objetivo: o estudo teve como objetivo desenvolver e validar um protótipo tecnológico integrado ao REANIME para avaliação de treinamento no processo de Ventilação com Pressão Positiva para reanimação neonatal. Métodos: a pesquisa é do tipo descritiva com abordagem quantitativa.  A amostra foi não probabilística e intencional, através de um estudo de caso. A construção do estudo se deu em três etapas: 1a - apresentação do REANIME, 2o - prototipação da tecnologia e 3o - avaliação de desempenho do protótipo tecnológico. Para coleta de dados foram realizadas 28 simulações de ventilação de pressão positiva por 3 enfermeiros utilizando o protótipo integrado ao REANIME.  Resultados:  pode-se observar que a partir das simulações no processo de avaliação do protótipo integrado ao REANIME entre profissionais da saúde, constatou-se que 75% obtiveram um desfecho satisfatório, encontrando-se dentro dos parâmetros preconizados pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Conclusão: a utilização do protótipo com o uso do sensor de flexão integrado ao balão e ao microcontrolador foi imprescindível, pois esta ferramenta proporciona maior acessibilidade e realismo durante a execução do treinamento de ventilação com pressão positiva no processo de reanimação neonatal. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ana Carolina Costa de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Engenharia de Produção, Especialista em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD e Graduada em Letras pelo Instituto Federal da Paraíba e Tecnóloga em Processamento de Dados pela Faculdade Paraibana de Processamento de Dados. Atualmente, Tutora presencial de Ensino Técnico e Professora do Ensino Superior nas áreas de Linguagem de ´Programação, Engenharia de Software, Informática na educação e saúde .

Izabel Medeiros de de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Bacharela e Licenciada em enfermagem pela UFPB; membro do GEPAIE pela UFPB.

Thomaz Henrique Pereira Meira, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel e Licenciado em Enfermagem Geral - UFPB. Pós-Graduando em Enfermagem Dermatológica. Membro e pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Administração e Informática em Saúde (GEPAIE/UFPB); Membro e pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde da Pessoa em Condições Criticas (GEPSCC/UFPB). Atuou em extensões na prevenção e tratamento de feridas crônicas em adultos e idosos (UFPB).

Amanda Lucena da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e Informática em Saúde (GEPAIE/UFPB). Docente na Faculdade Paulista de Estética e Beleza, ministrando as disciplinas Biologia, Fisiologia e Anatomia. Áreas de atuação: Urgência e Emergência, Neonatologia, Pediatria e Gerenciamento em Enfermagem.

Sérgio Ribeiro dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação nos cursos de Enfermagem (1982) e Administração (1989) pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Saúde Pública (1987), Mestrado em Enfermagem (1992) e Doutorado em Ciências da Saúde (2002) e em Sociologia (2008) pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Titular do Departamento de Enfermagem Clínica da UFPB. É consultor ad hoc das Revistas Enfermagem Brasil, Revista da Escola de Enfermagem da USP, Temas em Saúde e Revista Brasileira de Enfermagem. É professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e em Modelo de Decisão e Saúde da UFPB. É consultor e palestrante na área de Administração em Enfermagem, com ênfase em recursos humanos, liderança, motivação, inteligência emocional, processo de trabalho em enfermagem, sistema de informação em saúde e qualidade total. Chefe da Unidade de Planejamento da EBSERH/HULW. Líder do GEPAIE - Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e Informática em Saúde. Expressa suas opiniões livres no Blogger: http://srsantos.blogspot.com.

João Agnaldo do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (1978), Mestre em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (1983) e Doutor em Estatística pela Universidade de São Paulo (IME/USP-1994). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Paraíba/CCEN/DE- Campus I. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise Multivariada, Anáise de Regressão, Consultoria Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Multivariada, Modelo com erro nas variáveis, Análise de regressão, Ensaio biológico e Bioequivalência, Planejamento de Experimentos, Controle de Qualidade, Métodos Quantitativos, Decisão Multicriitério, Teoria da Decisão, Matemática Financeira.

Juliana Sousa Soares de Araujo, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (2000), mestrado em Modelos de decisão em Saúde pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e doutorado em BIOLOGIA APLICADA À SAÚDE pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Atualmente atua no Instituto Cândida Vargas, Professora do Departamento de Promoção da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, professora assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção básica, saúde da família, hipertensão, neonatologia e redes de cuidados perinatal.

Références

Lino FS, de Carvalho NAR, Santos JDM, Moura ECC, Da Rocha SS, Silva RSDS. A utilização da simulação no contexto da reanimação neonatal. Revista Uningá. 2018;53(2).

Mendonça SD, Gomes de Oliveira Medeiros V, Lima de Souza N, Costa e Silva RK, Maia de Oliveira SI. Síndrome da aspiração meconial: identificando situações de risco obstétricos e neonatais. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online. 2015;7(3).

UNITED NATIONS. The millennium development goals report 2015. New York: UN, 2015. [acesso em 20 mar 2019]. Disponível em: https://www.un.org/millenniumgoals/2015_MDG_Report/pdf/MDG%202015%20rev%20(July%201).pdf.

Almeida, M. F. B., Guinsburg, R. Programa de reanimação neonatal da SBP: manual do instructor 2016. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Pediatria, 2016.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Projeção da População do Brasil 2013. Taxa de mortalidade infantil por nascidos vivos – Brasil – 2000 a 2015. [acesso em 05 abr 2019]. Disponível em: http://brasilemsintese.ibge.gov.br/populacao/taxas-de-mortalidade-infantil.html.

UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância. Levels and trends in child mortality report, 2015 – estimates developed by the UN Interagency Group for Child Mortality Estimation [acesso em 20 mar 2019]. Disponível: em http: www.childinfo.org/files/Child_Mortality_Report_2015.pdf.

Onan A, Simsek N, Elcin M, Turan S, Erbil B, Deniz KZ. A review of simulation-enhanced, team-based cardiopulmonary resuscitation training for undergraduate students. Nurse education in practice. 2017;27: 134–43.

Rubio- Tamayo, J.; GertrudixBarrio, M; García García, F. Ambientes imersivos e realidade virtual: Revisão sistemática e avanços na comunicação, interacção e simulação. Technod Multimodal.Interagir. 2017, 1, 21.32

Jacho L, Sobota B, Korečko Š, Hrozek F. Semi-immersive virtual reality system with support for educational and pedagogical activities. In IEEE; 2014. p. 199–204.

Moraes RM, Machado LS. Simultaneous assessment of teams in collaborative virtual environments using Fuzzy Naive Bayes. In IEEE; 2013. p. 1343–8. DOI 10.1109/IFSA-NAFIPS.2013.6608596

Margarido MC. Desenvolvimento de um sistema háptico com feedback de temperatura. 2018.

Zhang W, Ma D, Shao Z, Wei C, Shi Y, Yao H. Core hardware component’s design and realization of the maintenance training simulation system of a command and control equipment. In IEEE; 2007. p. 2690–3. DOI 10.1109 / icca.2007.4376850

Araujo RTS, Araujo MES, Medeiros FNS, Oliveira BFC, Araujo NMS. Interactive simulator for electric engineering training. IEEE Latin America Transactions. 2016;14(5):2246–52.

Chen J, Chen T. Research on standardization of marine simulator training and assessment. In IEEE; 2011. p. 111–4. 15. Machado LDS, De Moraes RM, Zuffo MK. Fuzzy rule-based evaluation for a haptic and stereo simulator for bone marrow harvest for transplant. In Citeseer; 2000.

Williams J, Jones D, Walker R. Consideration of using virtual reality for teaching neonatal resuscitation to midwifery students. Nurse education in practice. 2018; 31:126–9 DOI 10.1016/j.nepr.2018.05.016

Selltiz C, Wrightsman L, Cook S, Kidder L. Métodos de pesquisa nas relações sociais, 6a. Reimpressão EPU São Paulo: Editora USP. 1975;

Richardson RJ, Peres J de S, Wanderley J, Correia L, Peres M. Pesquisa social: métodos e técnicas. 14. reimpr. São Paulo: Atlas. 2012;

MANUAL DE REANIMAÇÃO NEONTAL/ [editor Gary M. Weiner; editores associados Jeanette Zaichkin; editor emérito John Kattwinkel; organização, tradução e revisão técnica do manual Ruth Guinsburg, Maria Fernanda Branco de Almeida], 7. Ed. São Paulo: Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, 2018.

Rodrigues R de CV, Peres HHC. Desenvolvimento de Ambiente Virtual de Aprendizagem em Enfermagem sobre ressuscitação cardiorrespiratória em neonatologia. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2013;47(1):235–41.

Wang J, Lu WF. Development of a haptic modeling and simulation system for handheld product design and evaluation. In American Society of Mechanical Engineers; 2009. p. 1373–82. DOI 10.1115/detc2009-87595.

Téléchargements

Publiée

2020-07-20