Criação e aplicação de um jogo educativo como proposta de ensino aprendizagem a alunos de monitoria na área de Anatomia Humana Geral
DOI :
https://doi.org/10.36517/resdite.v4.n2.2019.a3Résumé
Introdução e objetivos: A disciplina de Anatomia Humana é ofertada nos primeiros anos de graduação, e algumas dificuldades são relatadas pelos discentes. Esse estudo propôs elaborar e aplicar um jogo educativo de Anatomia à discentes participantes de um programa de monitoria. Método: Relato de experiência realizado de julho/2016 a julho/2017, período vigente ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICT) do pesquisador no UNIFANOR/WYDEN. A pesquisa constou de cinco fases desde o processo de elaboração até a aplicação do jogo. Resultados: O jogo nomeado Anatomicamente foi elaborado em tabuleiro contemplando os sistemas: esquelético, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, digestório e genital masculino/feminino. A aplicação do jogo inferiu que os participantes demonstraram sentimento de ansiedade e quanto ao desempenho analisado, a partir da aplicação do questionário em dois momentos da pesquisa, percebeu-se que os alunos obtiveram uma melhora na pontuação em relação aos acertos das questões. Conclusão: Pode-se considerar que a criação de um jogo educativo é viável como proposta de metodologia ativa lúdica e atraente para o processo de ensino-aprendizagem de Anatomia Humana. Sugerem-se que sejam realizados novos estudos nessa temática, a fim de se ter maior entendimento quanto ao processo de inserção de metodologias ativas no ensino à saúde.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.