Diálogos entre Educação Física e Tecnologias

novas perspectivas?

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.36517/resdite.v4.n2.2019.a5

Résumé

Introdução: Os avanços tecnológicos podem ampliar os horizontes na perspectiva do envolvimento com as atividades físicas, permitindo inclusive alterações que visem melhorias na saúde, como combate a inatividade física e as suas consequências. O crescimento no uso de aplicativos viabilizado pela expansão dos smartphones abre espaço para o autoconhecimento e outras possibilidades, ampliando o leque de intervenções. Objetivo: Avaliar o possível impacto dos aplicativos nas práticas de atividades físicas, bem como a percepção dos usuários quanto à motivação. Métodos: Foi realizada uma pesquisa descritiva com 90 praticantes, por meio do uso de questionário. Resultados: Constatou-se interesse pelo uso das tecnologias e pelos dados disponibilizados, comparações com aos próprios resultados, elevada motivação pelo acesso às informações e interesse por estratégias que visam manter engajamento. Conclusão: Percebe-se que esta utilização é uma realidade, bem como impacta nas atividades físicas de muitos praticantes, fazendo com que sua consolidação exija discussões sobre pontos positivos e negativos, inclusive na inclusão em intervenções profissionais e na conscientização dos usuários quanto ao uso. O número de aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa foi 2.479.588.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Renato Henrique Verzani, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro

Licenciado e Bacharel em Educação Física (UNESP Rio Claro), Especialista em Treinamento Desportivo (Estácio), Mestre e Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (Instituto de Biociências - UNESP Rio Claro).

Kauan Galvão Morão, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro

Licenciado e Bacharel em Educação Física (UNESP Rio Claro), Mestre e Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (Instituto de Biociências - UNESP Rio Claro).

Guilherme Bagni, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro

Bacharel em Educação Física (UNESP Rio Claro), Mestre e Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (Instituto de Biociências - UNESP Rio Claro).

Afonso Antonio Machado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro

Licenciado em Educação Física pela PUC- Campinas (1976); graduado em Filosofia e Pedagogia; graduado em Psicologia (2018). Mestre (1985) e doutor(1994) em Educação, pela UNICAMP. Livre-docente pelo Instituto de Biociências, UNESP (1998). Foi editor-chefe da Revista MOTRIZ, presidente da SOBRAPE (Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte, de 2006-08) e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (DEHUTE)(2011-17), no IB/UNESP. Coordena o LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte). Vice-presidente da ABEPEEX, na atual gestão. 

Adriane Beatriz de Souza Serapião, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro

Possui graduação em Engenharia Elétrica (1992) pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestrado em Engenharia Elétrica (1996) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) (2001) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professora na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em Rio Claro-SP, e docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (PPG-DEHUTE), do Instituto de Biociências (IB).

Téléchargements

Publiée

2019-12-20