Promoção do aleitamento materno e da doação de leite humano em um grupo de apoio virtual
DOI :
https://doi.org/10.36517/10.36517/resdite.v5.n3.2020.a4Mots-clés :
Aplicativos Móveis, Aleitamento Materno, Bancos de leiteRésumé
Objetivo: Analisar um grupo em uma rede social virtual (WhatsApp®) como estratégia para fortalecer a prática de amamentação e doação de leite humano. Método: Estudo qualitativo de intervenção com uma amostra intencional composta por 24 doadoras de leite humano. Durante três meses, foram compartilhados conteúdos conforme temas definidos por uma entrevista inicial. Ao final da intervenção, realizaram-se entrevistas semiestruturadas para avaliar o processo educativo mediado pelo WhatsApp®. Adotou-se a modalidade temática da análise de conteúdo. A ação educativa fundamentou-se nos seguintes princípios de Paulo Freire: rigor científico, ética, diálogo, respeito à sabedoria e à vivência prática das participantes. Resultados: Dois núcleos temáticos foram evidenciados com a análise: “As expectativas em relação a um grupo virtual de apoio à amamentação” e “A experiência em um grupo virtual de apoio à amamentação”. A expectativa das mães com o grupo consistia em resolver as suas dificuldades com a amamentação e em apoiar outras mães. O grupo revelou a possibilidade de aprendizagem, trocas e estímulo à doação. Conclusão: O grupo na rede social fortaleceu a prática da amamentação, promoveu aprendizado, apoio à amamentação e estímulo à doação de leite humano, conforme as percepções das participantes.
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