Tutoria como metodologia de Ensino a Distância (EaD)

relato de experiência na qualificação para a Atenção Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/10.36517/resdite.v5.n3.2020.re2

Palavras-chave:

Atenção Básica em Saúde, Educação Superior, Ensino a Distância

Resumo

Introdução: o Programa Mais Médicos (PMM) inseriu profissionais de diferentes nacionalidades no Sistema Único de Saúde (SUS), o que gerou a necessidade de educação permanente para sua atuação nos diferentes cenários do País, de modo que a educação a distância se mostrou ferramenta acessível para indivíduos de diversas localidades. Métodos: trata-se de um relato de experiência sobre a tutoria na Universidade Aberta do SUS (UNASUS) junto ao Curso de Especialização em Atenção Básica em saúde para médicos inscritos no PMM e Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB). O curso teve duração de doze meses, com carga horária de 390 horas. Cada tutor foi responsável por uma turma de, aproximadamente, 30 discentes. Resultados: a tutoria, no ensino a distância online, contribui para a formação discente e docente, pois se ancora no desenvolvimento do processo crítico-reflexivo como método de ensino; permite o enfrentamento de desafios encontrados na educação a distância e contribui para a resolubilidade da Atenção Básica. Conclusão: o ensino a distância possibilita o compartilhamento de informações de maneira equânime e universal. Necessita-se fomentar o aprendizado crítico e reflexivo por meio de novas e abrangentes práticas de ensino que possibilitem romper barreiras geográficas e paradigmáticas no campo da formação em saúde com vistas à qualificação do SUS e melhoria do acesso e da resolubilidade na assistência à saúde.

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Biografia do Autor

Kátia Jamile da Silva, Núcleo de Atendimento Personalizado à Saúde. Espaço Viver Bem. Unimed Chapecó

Enfermeira Trainee no Núcleo de Atendimento Personalizado à Saúde, Unimed Chapecó, graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), pós-graduanda em Gestão Estratégica de Organizações da Saúde. Integrante do Grupo de Estudo sobre Saúde e Trabalho (GESTRA) e participante do Projeto de Pesquisa intitulado: Cuidado e Gestão em Enfermagem como Saberes na Rede de Atenção à Saúde: proposições para as melhores práticas. Participante do Programa de Mobilidade Estudantil da UDESC, na Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Michelle Kuntz Durand, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e Especialização em Saúde da Família pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC (2016). Pós-doutorado em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC (2018). Membro do Laboratório de Pesquisa em Enfermagem e Promoção da Saúde (LAPEPS) da UFSC e do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) da UFPR. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina na disciplina de O cuidado no processo de viver humano I - Condição Clínica de Saúde.

Carine Vendruscolo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2019). Doutora em Enfermagem e Mestre em Saúde Pública pela UFSC. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na graduação e Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Representante das Universidades junto à Comissão de Integração Ensino Serviço (CIES) Regional e no Estado de SC. Lider do Laboratório de Inovação e Tecnologias para a Gestão do Cuidado e Educação Permanente em Saúde (LABIGEPS/UDESC), membro do Grupo de Estudos sobre Saúde e Trabalho (GESTRA/UDESC) e do Grupo de Pesquisa Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN/UFSC). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em saúde coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Primária à Saúde, Políticas Públicas de Saúde, Formação em Saúde e Enfermagem, Educação Interprofissional e Permanente em Saúde e Promoção da Saúde.

Margarete Maria de Lima , Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira Obstetra. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Enfermagem PEN/UFSC. Professora Adjunto na UFSC. Vice-líder do Laboratório Interprofissional de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde Obstétrica e Neonatal - LAIPISON. Pesquisadora do EDEN - Laboratório de Pesquisa e tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde. Docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC e do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do HU/UFSC, ênfase Saúde da Mulher. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem/UFSC, na disciplina de processo de Viver Humano IV- saúde da mulher. Coordenadora de Extensão do Departamento de Enfermagem da UFSC.

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Publicado

2020-12-22