Portal CEO: avaliação da efetividade de uma ferramenta webased para gestão de Centros de Especialidades Odontológicas frente à tomada de decisão
DOI :
https://doi.org/10.36517/resdite.v6.n1.2021.a2Mots-clés :
Avaliação em Saúde, Tecnologia da Informação, Saúde Bucal, Atenção Secundária à SaúdeRésumé
Introdução: Avaliação consiste em emitir julgamento de valor que proporcione tomada de decisão e pode encontrar auxílio à racionalização desse processo na Tecnologia da Informação (TI), como no Portal CEO, ferramenta eletrônica que auto-emite classificação avaliativa e recomendações para módulos/questionários compostos por Componentes de Qualidade à avaliação remota de Centros de Especialidades Odontológicas. Objetivo: Avaliar a efetividade do Portal no tocante à capacidade de auxiliar na tomada de decisão para melhoria da qualidade pela gestão dos serviços. Métodos: Investigação avaliativa, descritiva e exploratória com amostra intencional através da utilização de questionários semiestruturados e do Portal. As classificações, agregadas a variáveis contextuais, formaram banco de dados analisado pelo teste Qui-quadrado e Coeficiente de Pearson, considerando 5% de significância. Resultados: A avaliação foi vista como capaz de ajudar na tomada de decisão e de promover maior integração e acordo entre os atores, embora o uso da TI seja pouco visto no âmbito do Sistema Único de Saúde. Os Centros obtiveram média geral satisfatória, porém aspectos envolvendo Critérios Organizacionais e Controle Social e Financiamento foram insatisfatórios. Conclusão: O Portal CEO se mostrou efetivo ao que se propõe. Entretanto, obstáculos superáveis foram encontrados à sua utilização, como a pouca alimentação no horário de trabalho.
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