O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para a teleducação em oncologia: contribuições e desafios
Résumé
Objetivo: identificar limites e possibilidades para o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) para a teleducação em oncologia, buscando refletir sobre sua potencialidade de superar barreiras temporais, financeiras e geográficas de acesso à qualificação profissional. Método: trata-se de estudo exploratório, descritivo, delineado por pesquisa bibliográfica e documental, bem como pesquisa de campo realizada nos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia brasileiros, utilizando-se questionário eletrônico. Resultados: os resultados revelaram um perfil de uso das TICs entre a geração analógica e a digital, com pequena participação em ondas de aprendizagem por computador, virtual e por videoconferência. Infraestrutura necessária e custo financeiro foram as principais dificuldades relatadas. A maioria (88%) reconhece como contribuição das TICs a possibilidade de disseminar conteúdo para grande número de profissionais e de atualizá-los no próprio local de trabalho, o que corrobora o sentido apoiado pelas políticas governamentais analisadas. Conclusão: a reflexão sobre esses achados permite avançar no planejamento do uso de tecnologias, aliado a um projeto pedagógico, no sentido de contribuir para a qualificação profissional, democratizando o conhecimento gerado nos centros de oncologia estudados.
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