XPERTS SUS - Metodologia de construção de jogo Educativo em apoio à Formação de Pessoal para o Sistema Único de Saúde

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DOI :

https://doi.org/10.36517/resdite.v6.n1.2021.a11

Mots-clés :

Capacitação Profissional, Tecnologia educacional, Pessoal de Saúde, Saúde Pública, Sistema Único de Saúde

Résumé

Objetivo: Descrever a construção de um jogo educativo para o ensino de Saúde Coletiva, direcionada à formação de profissionais da saúde. Métodos: Estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: delineamento teórico, caracterizado pela realização de uma revisão integrativa e elaboração do projeto de pesquisa, com submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa; delineamento empírico, realização de um grupo focal e apropriação da temática a ser abordada no jogo; e desenvolvimento do jogo, mediante os níveis de cognição da Taxonomia de Bloom: lembrar, entender, aplicar, analisar, sintetizar e criar. Resultados: Optou-se pelo jogo de tabuleiro, por considerá-lo recurso atrativo e dinâmico, denominado XPERTS SUS. Contém 45 casas, divididas em cinco seções com cores específicas. As cartas do jogo têm 100 questões sobre marcos histórico da saúde no Brasil, legislação do SUS, aspectos sobre gestão, Normas Operacionais Básicas, Normas Operacionais da Assistência à Saúde e Pacto pela Saúde. Conclusão: O processo de construção do jogo se apresenta como viabilizador de contribuições para o ensino-aprendizagem, na formação de enfermeiros e outras categorias profissionais atuantes na perspectiva de fortalecer e consolidar o SUS.

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Bibliographies de l'auteur

Thaynara Venancio Bezerra, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Residente em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará.

Mikaelle Ysis da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Enfermeira graduada pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (PMAE/URCA). Pós-graduanda lato sensu em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Pós-graduada lato sensu em Urgência e Emergência. Membro do Grupo de Pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN). Áreas de interesse: Saúde do Adolescente; Tecnologias Educacionais; Promoção da Saúde; Prevenção do uso de álcool e outras drogas; Redes de Atenção à Saúde.

Maria Regilânia Lopes Moreira, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri - URCA (Crato - CE), 2010. Especialista em Enfermagem em Bloco Cirúrgico e Clínica Médica pelo Centro Universitário São Camilo - Extensão Cariri (Crato - CE), 2015. Mestrado Acadêmico em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri - URCA (Crato - CE) concluído em 2019. Enfermeira efetiva de Estratégia Saúde da Família em Araripina - PE, desde 2011 (afastada temporariamente). Enfermeira Assistencial da Clínica Médica do Hospital Regional do Cariri - HRC (Juazeiro do Norte - CE), desde 2011. Professora temporária da Universidade Regional do Cariri - URCA (Unidade Descentralizada do Iguatu - CE), desde 2015. Técnica do Grupo de Pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN), desde 2015. Membro da Comissão Interna de Pesquisa do HRC (CIP/HRC) desde 2018.

Lucas Dias Soares Machado, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Enfermeiro, pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2013). Especialista com residencia em Saúde Coletiva pelo programa de Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (2016). Mestre em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri. Doutorando em Cuidados Clínicos de Enfermagem e Saúde. Docente dos cursos de graduação em Enfermagem e Educação Física-URCA. Interesse pelas áreas de Saúde Coletiva, Promoção da Saúde, Processos Formativos, Gestão dos Serviços de Saúde e Redes de Atenção à Saúde.

Maria do Socorro Vieira Lopes, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2001; 2009). Foi Coordenadora do curso de enfermagem, Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS da Universidade Regional do Cariri. Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET/Enfermagem/URCA, Atualmente é professora associada da Universidade Regional do Cariri. Professora do Programa de Pós Graduação em enfermagem/URCA e do Mestrado Profissional em saúde da Família da RENASF - nucleadora/URCA. Pro Reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da família, saúde coletiva com ênfase na promoção e educação em saúde, e saúde ambiental.

Álissan Karine Lima Martins, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutora em Enfermagem e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2009) na área de concentração de Promoção da Saúde, Especialista em Docência para as Profissões da Saúde pela Universidade Federal do Ceará e o Programa FAIMER Brasil e Especialista em Saúde da Família (2008), Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (2007). Atualmente, atua como coordenadora do Programa PET Saúde Interprofissionalidade (URCA/ Secretaria de Saúde do Crato/ 20a CRES); tutora e docente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (URCA); docente do Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem (URCA); docente do Curso de Graduação em Enfermagem (URCA); Desenvolve projetos de pesquisa, extensão, inovação tecnológica e ensino com ênfase nas áreas de: Saúde Mental na Atenção Básica, Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Tecnologias Educacionais; Saúde Coletiva; Prevenção de Álcool e outras Drogas em Adolescentes; Processos Educacionais em Saúde; Educação Interprofissional em Saúde.

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Publiée

2021-11-09