Desenvolvimento de uma plataforma andragógica baseada em simulação virtual para qualificação e avaliação de alunos da área de saúde

Auteurs

Mots-clés :

Tecnologia educacional, Realidade Virtual, Simulação

Résumé

O artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de uma plataforma educacional que emprega uma metodologia andragógica baseada em Problem Based Learning (PBL) e Realidade Virtual (RV) aplicada para qualificação e avaliação de alunos do curso técnico de enfermagem. Métodos: Para o desenvolvimento da solução foi utilizada a metodologia IVPM2 (Iterative & Visual Project Management Method) que se baseia nos princípios e práticas do gerenciamento ágil de projetos. O método possui cinco fases: visão, concepção, projeto detalhado, validação interna e externa, e por fim, encerramento e adoção. Resultados: Foram realizados testes de usabilidade para validar a aplicação da plataforma e verificar a aderência da metodologia proposta junto ao público alvo. Conclusão: O projeto buscou integrar tecnologias educacionais usando simulação virtual com uma metodologia ativa para permitir promover a personalização do ensino por meio de trilhas de aprendizagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Antonio Valerio Netto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico

Atualmente, é professor afiliado junto ao Departamento de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP). Desde 2011, é pesquisador bolsista do CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). É Doutor em computação e matemática computacional pela USP, com estágio pós doutoral na área de biotelemetria e telemonitoramento pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês. É Especialista em informática em saúde pela UNIFESP. 

 

Cícero Inácio da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Pesquisador e professor na área de tecnologias digitais aplicadas à saúde, mídias, cultura e educação. Foi pesquisador visitante no Arthur C. Clarke Center for Human Imagination, na área de tecnologias e mídias digitais. É coordenador adjunto do Núcleo Telessaúde Brasil Redes. Foi orientador na Pós-graduação (especialização) em Informática em Saúde, membro do Colegiado da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), na qual também atuou como coordenador temático de EaD do curso de Saúde Mental na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É membro do Comitê do Programa Telessaúde Redes do Município de São Paulo.  Atualmente, é membro do GT de Videocolaboração na RNP, atuando no campo das imagens ultradefinidas e sistemas de redes de alta velocidade. 

Références

1. Netto, A. V. Application of Interactive Technology for Training in the Security Area. In: 2015 XVII Symposium on Virtual and Augmented Reality. IEEE, p. 127-132, 2015.
2. Kavanagh, S. et al. A systematic review of Virtual Reality in education. Themes in Science and Technology Education, v. 10, n. 2, p. 85-119, 2017.
3. De Armas, C. et al. Use of virtual reality simulators for training programs in the areas of security and defense: a systematic review. Multimedia Tools and Applications, v. 79, n. 5, p. 3495-3515, 2020.
4. Valerio Netto, A. Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem based learning para o treinamento de profissionais da área de segurança. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 2, 2018.
5. Pesce, L. et al. Aplicação de sala de aula invertida para o aprendizado de língua portuguesa no ensino médio de escola pública. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 5, n. 1, p. 100-119, 2018.
6. Valerio Netto, A. Estudo sobre a aplicação de simuladores para apoio ao processo andragógico no treinamento continuado de profissionais, Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 14, p. 29, 2021.
7. Knowles, M. S. The modern practice of adult education - From Pedagogy to Andragogy. Cambridge Adult Education, 1980.
8. Beck, C. Fluxo de Aprendizagem Andragógica. Andragogia Brasil, 2017. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/fluxo-de-aprendizagem-andragogica[Acessado em 01 de março 2020].
9. Chan, S. Applications of andragogy in multi-disciplined teaching and learning. Journal of adult education, v. 39, n. 2, p. 25-35, 2010.
10. Rocha, E. F. Os dez pressupostos andragógicos da aprendizagem do adulto: um olhar diferenciado na educação do Adulto. 2014. Disponível em: http://www.abed.org.br/arquivos/os_10_pressupostos_andragogicos_ENILTON.pdf. [Acessado em 01 de março 2020].
11. Silva, M. I. O.; Pesce, L. Smartphones pessoais utilizados na aplicação de sala de aula invertida para o ensino de língua portuguesa. In: 4º Encontro sobre jogos e mobile learning. Coimbra, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, v. 4. p. 384-392, 2018.
12. Kwan, C. Y. What is Problem-Based Learning (PBL)? It is magic, myth and mindset. Centre for Development of Teaching and Learning, August, Vol. 3 No. 3, 2000.
13. Haryani, S.; Prasetya, A. T.; Permanasari, A. Developing Metacognition of Teacher Candidates by Implementing Problem Based Learning within the Area of Analytical Chemistry. International Journal of Science and Research (IJSR), Volume 3 Issue 6, June, pp.1223-1229, 2014.
14. Xoteslem, W. V. Personalização do ensino de matemática na perspectiva do ensino híbrido. 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/ 33002. [Acessado em 19 de março 2021].
15. Schleider, A. Por que é tão importante reformular os padrões e as avaliações da educação. In: Educação em quatro dimensões: as competências que os alunos precisam para atingir o sucesso. Boston: Instituto Airton Senna, 2015.
16. Cannatá, V. Ensino Híbrido na Educação Básica: narrativas docentes sobre a abordagem metodológica na perspectiva da personalização do ensino. 2017. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1697. [Acessado em 19 de março 2021].
17. Tafner, E. P. et al. Trilhas de aprendizagem: uma nova concepção nos ambientes virtuais de aprendizagem–AVA. In: Congresso Internacional de Educação a Distância. 2012.
18. Le Boterf, G. Competénce et navigation professionnelle. Paris: Éditions d’Organisation, 1999.
19. Taxa, F. O. S. et al. Percurso docente nas trilhas de aprendizagem: estilos de uso do espaço virtual e sala de aula invertida. 2017. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2017/trabalhos/pdf/248.pdf. [Acessado em 19 março 2021].

Téléchargements

Publiée

2022-06-14